Ouvindo...

Eleições definem novo reitor da UFMG para o período 2026-2030; confira a votação

Chapa única “UFMG Acolhedora”, liderada por Alessandro Moreira e Alamanda Kfoury, vence com 88,45% dos votos ponderados

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou a eleição para reitor e vice-reitor que vão comandar a instituição no quadriênio 2026-2030. A chapa única UFMG Acolhedora, formada pelos professores Alessandro Fernandes Moreira (atual vice-reitor) e Alamanda Kfoury Pereira, recebeu 88,45% dos votos válidos considerados.

A votação ocorreu de forma on-line, entre 9h e 21h, dessa última terça-feira (21), por meio do sistema eletrônico de consultas da universidade, que utiliza criptografia para garantir o sigilo e a segurança dos votos. No total, 50.637 pessoas estavam aptas a votar, entre professores, técnicos e estudantes.

Como funciona a votação

O sistema de votação da UFMG considera pesos diferentes entre os segmentos: votos de docentes têm peso 70, enquanto os de técnicos e estudantes valem peso 15 cada.

Na contagem absoluta, Alessandro e Alamanda receberam 1.580 votos de docentes, 714 de técnicos e 739 de estudantes. A apuração começou logo após o encerramento da votação e foi transmitida ao vivo pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

Vestibular seriado da UFMG: quem pode se inscrever e como funciona

Com o resultado, a universidade enviará o nome da chapa ao Colégio Eleitoral, formado pelos conselhos superiores da instituição. Esse colegiado irá elaborar a lista tríplice que será encaminhada à Presidência da República. O presidente Lula será o responsável pela nomeação oficial do novo reitor.

( Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.