Ouvindo...

Vestibular seriado da UFMG: quem pode se inscrever e como funciona

O processo seletivo é composto por três provas em três anos consecutivos; quem participa do Seriado também pode concorrer pelo Enem/SiSU

UFMG

Estão abertas, até setembro, as inscrições para o vestibular seriado da UFMG, destinado a estudantes que estejam cursando o ensino médio — tanto no formato regular quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — e também para quem já concluiu essa etapa há alguns anos.

Esse novo modelo de seleção da Universidade Federal de Minas Gerais não acontece em uma única etapa: as provas serão aplicadas ao longo de três anos, uma a cada série do ensino médio.

Os interessados ainda poderão concorrer normalmente utilizando a nota do Enem. Ou seja, o novo formato representa mais uma oportunidade de ingresso em uma das universidades mais procuradas do país.

As inscrições podem ser feitas até 19 de setembro. A primeira prova está marcada para 14 de dezembro e cobrará o conteúdo do 1º ano do ensino médio.

Novo modelo

Segundo o pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Teixeira, o objetivo é ampliar a inclusão:

“A UFMG busca promover um processo seletivo inclusivo e acessível, especialmente para estudantes de escolas públicas, que representam a maioria das matrículas no estado. Nosso foco não é conteudista, mas sim estimular a formação crítica, reflexiva, ética e cidadã.”

As provas terão organização semelhante ao Enem, divididas em quatro áreas da Base Nacional Comum Curricular: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática.

Além disso, a cada etapa serão indicadas obras literárias e artísticas que também farão parte do conteúdo cobrado.

Como se inscrever

Para participar, o candidato deve acessar o site da Copeve/UFMG, selecionar o vestibular seriado e preencher o formulário online. Podem se inscrever todos que já concluíram o ensino fundamental — alunos que estejam cursando o ensino médio (regular ou EJA) ou até mesmo quem já concluiu os estudos há anos, desde que cumpra a regra principal: fazer todas as etapas ao longo de três anos consecutivos.

Leia também

A taxa de inscrição é de R$ 150. No entanto, estudantes cadastrados no CadÚnico, como os beneficiários do programa Pé-de-Meia, têm isenção. Já alunos de escola pública ou bolsistas integrais na rede privada têm direito a desconto de até 50%.

O pedido de isenção ou desconto deve ser feito até a próxima quarta-feira, dia 27.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.