Ouvindo...

UFMG abre inscrições para vestibular seriado nesta segunda-feira (18)

Candidatos poderão pedir isenção total ou parcial da taxa; inscrições devem ser realizadas até 19 de setembro

Processo seletivo é mais uma alternativa para ingresso na UFMG

As inscrições para a primeira etapa do vestibular seriado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão abertas a partir desta segunda-feira (18). O processo seletivo é mais uma alternativa para ingresso na UFMG e se soma ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Com aplicação no dia 14 de dezembro, os candidatos poderão escolher entre Belo Horizonte, Montes Claros, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia para realização da prova.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), que pode ser acessado neste link.

Taxa de inscrição

Os candidatos terão que pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 150. No entanto, existe a opção de solicitar isenção total ou parcial do valor. O pedido deve ser realizado entre 18 e 27 de agosto no site do Copeve.

Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), incluindo os beneficiários do programa Pé-de-Meia têm direito a isenção integral.

Já os candidatos matriculados ou egressos da rede pública de ensino e bolsistas integrais de escolas privadas poderão solicitar isenção parcial de 50%, sem necessidade de comprovar renda.

Seriado UFMG

O seriado UFMG é voltado a estudantes e egressos do ensino médio, seja na modalidade regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste primeiro ano, serão cobrados conteúdos relativos ao 1° ano do ensino médio.

Já em 2026, serão cobrados os conteúdos dos dois primeiros anos e, em 2027, o ciclo se encerra com provas sobre os três anos do ensino médio. Assim, os aprovados no ciclo 2025-2027 do seriado UFMG ingressam na universidade em 2028.

O processo aparece como uma alternativa ao SISU. Vale ressaltar que os candidatos poderão participar dos dois processos, o que vai ampliar a possibilidades de ingresso em cursos de graduação da instituição.

*Sob supervisão de Fabrício Lima

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas