Marcadas por enchentes e alagamentos frequentes durante o período chuvoso, a Avenida Vilarinho e a Rua Doutor Álvaro Camargos, em Venda Nova, receberam nesta quarta-feira (22) o Dia D de prevenção às chuvas, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte.
A ação, que começou por volta das 8h30, reúne diversos órgãos municipais, entre eles a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e segue até o fim da tarde.
De acordo com a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da capital, Érica Santos Rezende, a iniciativa envolve mais de 70 garis, além de caminhões e equipes técnicas que percorrem as vias da região para reforçar a limpeza e a conscientização da população.
Leia também:
“A SLU trabalha o ano todo para prevenir os impactos relacionados aos eventos chuvosos. Hoje são mais de 70 garis, diversos caminhões e uma grande ação de conscientização”, explicou Érica.
A mobilização começou na Praça do Habib’s, ponto de concentração na Avenida Vilarinho, e se estende também a outros trechos da região, considerados críticos em períodos de chuva intensa.
Segundo Érica, a programação do Dia D se prolonga ao longo da semana, com novas frentes de trabalho e atividades educativas.
“A responsabilidade é compartilhada. Convidamos a população a se conscientizar sobre o resíduo que gera e a forma correta de descartá-lo. O período de chuva está chegando e precisamos somar esforços para evitar os transtornos dessa época”, reforçou.
A ação faz parte do plano preventivo da Prefeitura de Belo Horizonte para reduzir os impactos das chuvas e minimizar o risco de alagamentos em áreas historicamente afetadas da cidade.