As obras para implantação das faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro, na Savassi, entraram em uma nova etapa nesta semana. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a faixa da esquerda da Avenida do Contorno, no cruzamento com a Cristóvão Colombo (sentido Savassi/Gutierrez), está interditada para execução dos serviços.
De acordo com a administração municipal, o canteiro central está sendo alargado para aumentar a segurança de pedestres, e a terceira faixa de trânsito está sendo realinhada e deslocada para a direita. As três faixas existentes serão mantidas, mas redimensionadas para se adequar à nova configuração da via.
Melhorias previstas
O projeto prevê alargamento de canteiros, melhorias em travessias e ilhas de refúgio e rebaixamento de calçadas, com o objetivo de aumentar a segurança viária e dar mais agilidade ao transporte coletivo.
As intervenções começaram em 24 de setembro e fazem parte do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, que prevê a criação de faixas exclusivas de ônibus nos horários de pico — das 6h às 9h e das 17h às 19h30, sempre na faixa da direita.
Expansão da rede de faixas exclusivas
Atualmente, Belo Horizonte possui 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus — sendo 21,7 km do Move, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais. Com a implantação de mais 64,3 km, a expectativa é ampliar a malha destinada ao transporte público e reduzir o tempo de viagem dos passageiros.
Investimento
As obras contam com recursos de um contrato de R$ 139,4 milhões firmado entre o município e a Caixa Econômica Federal, por meio do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável. Do total, R$ 132,5 milhões são provenientes da União e o restante corresponde à contrapartida da Prefeitura.
O investimento abrange, além das avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro, a ampliação da infraestrutura cicloviária e de faixas preferenciais para o transporte coletivo