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Obras de faixas exclusivas na Savassi interditam trecho da Avenida do Contorno, em BH

Intervenções nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro fazem parte do programa que promete reduzir o tempo de viagem dos ônibus e ampliar a segurança de pedestres em Belo Horizonte

PBH inicia mais uma etapa das obras na Savassi para implantação de faixa exclusiva de ônibus

As obras para implantação das faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro, na Savassi, entraram em uma nova etapa nesta semana. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a faixa da esquerda da Avenida do Contorno, no cruzamento com a Cristóvão Colombo (sentido Savassi/Gutierrez), está interditada para execução dos serviços.

De acordo com a administração municipal, o canteiro central está sendo alargado para aumentar a segurança de pedestres, e a terceira faixa de trânsito está sendo realinhada e deslocada para a direita. As três faixas existentes serão mantidas, mas redimensionadas para se adequar à nova configuração da via.

Melhorias previstas

O projeto prevê alargamento de canteiros, melhorias em travessias e ilhas de refúgio e rebaixamento de calçadas, com o objetivo de aumentar a segurança viária e dar mais agilidade ao transporte coletivo.

As intervenções começaram em 24 de setembro e fazem parte do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, que prevê a criação de faixas exclusivas de ônibus nos horários de pico — das 6h às 9h e das 17h às 19h30, sempre na faixa da direita.

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Expansão da rede de faixas exclusivas

Atualmente, Belo Horizonte possui 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus — sendo 21,7 km do Move, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais. Com a implantação de mais 64,3 km, a expectativa é ampliar a malha destinada ao transporte público e reduzir o tempo de viagem dos passageiros.

Investimento

As obras contam com recursos de um contrato de R$ 139,4 milhões firmado entre o município e a Caixa Econômica Federal, por meio do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável. Do total, R$ 132,5 milhões são provenientes da União e o restante corresponde à contrapartida da Prefeitura.

O investimento abrange, além das avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro, a ampliação da infraestrutura cicloviária e de faixas preferenciais para o transporte coletivo

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