Ambientes de convivência coletiva, como clubes e centros de lazer, têm mostrado que abrir espaço para a família pode impactar diretamente o bem-estar dos trabalhadores.
“Quando familiares e dependentes participam das atividades, desenvolvemos a sensação de pertencimento e envolvimento da principal rede de apoio de qualquer pessoa: a base familiar”, explica Alex Silvério da Silva, coordenador de Lazer e Esportes do Sesi de Belo Horizonte.
Para o profissional, essa participação funciona como uma ferramenta para conscientização e mudança de comportamento do trabalhador.
A presença da família não apenas reforça laços pessoais, mas também contribui para momentos de relaxamento e engajamento, refletindo positivamente na rotina profissional.
Atividades que aproximam e transformam
De acordo com Alex, para fortalecer ainda mais a integração entre trabalhadores e suas famílias, o Sesi promove eventos sociais, esportivos e recreativos, como festivais, festas temáticas e competições esportivas.
Além disso, crianças e jovens podem participar de oficinas, colônias de férias e escolas de esportes, vivenciando experiências educativas e de recreação orientada.
Entre os exemplos citados, o profissional destaca o programa de esportes do Sesi. “O programa Sesi Esportes desenvolve a formação esportiva em diversas modalidades, atuando principalmente no desenvolvimento de habilidades comportamentais que focam na formação do cidadão. Habilidades como respeito, solidariedade, resiliência, cooperação entre outros, são incentivados por meio do esporte”, afirma.