Valdir Barbosa | Após 50 anos, uma mulher assume o comando da Embrapa Gado de Corte

O Brasil, líder mundial na exportação de carne bovina, assumiu a ponta também na produção, cujo crescimento vertical veio por pesquisas e inovações

Mariana Aragão Pereira

Amigas e amigos do Agro!

A zootecnista e pesquisadora Mariana Aragão Pereira, natural de Campinas-SP e formada na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, onde também concluiu o mestrado em Economia, para depois fazer doutorado na Nova Zelândia, assume o comando da Embrapa Gado de Corte que fica em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

O Centro-Oeste brasileiro - Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - é onde se encontra o maior rebanho bovino do país.

A Embrapa tem várias unidades espalhadas pelo Brasil. Em Minas Gerais, temos a Embrapa Milho e
Sorgo, em Sete Lagoas, e a Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. Aliás, Minas é líder nacional na produção de leite.

Os violentos protestos no Irã e as ameaças de Donald Trump em tarifar quem negociar com os iranianos em 25%, deixam os produtores brasileiros mais preocupados ainda.

Além dos fertilizantes que o Brasil importa, tem o milho que é vendido ao Irã, segundo maior comprador do grão brasileiro.

E as tarifas prometidas por Trump podem atingir de imediato o café e a carne que voltaram a ser importados pelos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, a cota de 52 mil toneladas de carne bovina, cota livre de tarifas, foi toda embarcada em apenas uma semana. A previsão é o embarque de mais 35 mil toneladas em janeiro, como cota excedente com tarifa de 26,4%.

Produtores de café que voltaram a exportar para os estados Unidos, também se assustaram com a possibilidade das tarifas voltarem.

O Brasil tem 40% do controle global do café na produção, exportação, sendo o segundo colocado no consumo do planeta. O primeiro são os Estados Unidos!

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...