Amigas e amigos do Agro!
A zootecnista e pesquisadora Mariana Aragão Pereira, natural de Campinas-SP e formada na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, onde também concluiu o mestrado em Economia, para depois fazer doutorado na Nova Zelândia, assume o comando da Embrapa Gado de Corte que fica em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
O Centro-Oeste brasileiro - Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - é onde se encontra o maior rebanho bovino do país.
A Embrapa tem várias unidades espalhadas pelo Brasil. Em Minas Gerais, temos a Embrapa Milho e
Sorgo, em Sete Lagoas, e a Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. Aliás, Minas é líder nacional na produção de leite.
Os violentos protestos no Irã e as ameaças de Donald Trump em tarifar quem negociar com os iranianos em 25%, deixam os produtores brasileiros mais preocupados ainda.
Além dos fertilizantes que o Brasil importa, tem o milho que é vendido ao Irã, segundo maior comprador do grão brasileiro.
E as tarifas prometidas por Trump podem atingir de imediato o café e a carne que voltaram a ser importados pelos Estados Unidos.
Para se ter uma ideia, a cota de 52 mil toneladas de carne bovina, cota livre de tarifas, foi toda embarcada em apenas uma semana. A previsão é o embarque de mais 35 mil toneladas em janeiro, como cota excedente com tarifa de 26,4%.
Produtores de café que voltaram a exportar para os estados Unidos, também se assustaram com a possibilidade das tarifas voltarem.
O Brasil tem 40% do controle global do café na produção, exportação, sendo o segundo colocado no consumo do planeta. O primeiro são os Estados Unidos!
Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.