Ouvindo...

Fuad nomeia ex-deputado do PSD em cargo estratégico no Meio Ambiente; nomeação gera ruídos na base

Osvaldo Lopes será candidato a vereador e aliados do prefeito na Câmara não gostaram da ida dele para a prefeitura

Lopes foi um dos participantes do encontro na segunda-feira

E, a princípio, parece ter dado certo a reclamação do PSD na reunião da última segunda-feira (22) com o prefeito Fuad Noman (PSD) por espaço. Nesta quarta (24), foi nomeado como secretário-adjunto de Meio Ambiente o ex-deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD). Só que, se a nomeação agrada o PSD, o ato parece já ter pegado mal em partes da base do prefeito na Câmara.

Lopes foi um dos participantes do encontro na segunda-feira. Na reunião, como mostrou a coluna, lideranças do PSD reclamaram com Fuad que o PSD não vinha sendo prestigiado com espaço na estrutura da gestão municipal - ao contrário do secretário de Estado Marcelo Aro, que indicou nomes para três secretarias do primeiro escalão, inclusive a pasta de Meio Ambiente.

A nomeação de Osvaldo Lopes já ganhou ecos na Câmara Municipal. À coluna, um interlocutor afirmou que a presença do ex-deputado na reunião de segunda já havia gerado certo desconforto, uma vez que Lopes será candidato a vereador. Agora, com a nomeação em uma secretaria estratégica a ele, que faz parte de movimentos de defesa de animais, o ato pode gerar novas cenas de insatisfação.

Desde março, a secretaria de Meio Ambiente é comandada pelo também ex-deputado Zé Reis.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.