Ouvindo...

Times

Pacheco se reúne com Lula na tarde desta terça-feira (21) e apresenta alternativa de renegociação da dívida de Minas

No encontro, previsto para 14h30, o senador entregará ao presidente projeto alternativo ao Regime de Recuperação Fiscal

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai se reunir na tarde desta terça-feira (21), às 14h30, com o presidente Lula (PT) para apresentar um esboço da proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), proposto pelo governo de Minas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), participarão do encontro no Palácio do Planalto.

Na última segunda-feira (20), o governador Romeu Zema (Novo) esteve no Planalto, em um evento sobre o Dia da Consciência Negra, conduzido por Lula e, na sequência, se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar do assunto. Segundo o vice-governador, Mateus Simões (Novo), ele e Zema se reunirão na quarta (22) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad para continuar as tratativas. Simões disse à Itatiaia que as soluções serão debatidas dentro do âmbito da RRF.

Na última quinta-feira, Pacheco recebeu Tadeu Martins e líderes partidários do parlamento mineiro para discutir o tema. O presidente do Senado já esteve duas vezes com Lula para tratar do assunto. A proposta de Pacheco prevê a federalização de estatais (como Cemig, Copasa e Codemig) e um encontro de contas em que Minas possa usar créditos para abater da dívida de R$ 160 bilhões com a União. Uma das possibilidades é repassar a indenização do acordo de Mariana para que o governo federal faça a execução dos recursos em Minas.

Para o parlamentar, a RRF apenas adia o pagamento e aumenta valor da dívida que, em oito anos, deve chegar a R$ 220 bilhões. O projeto do senador não prevê privatizações e nem congelamento de salários de servidores. A previsão é que Pacheco e Tadeu Martins se reúnam com Lula e, posteriormente, o presidente do Congresso convide o governador Romeu Zema (Novo) para uma próxima reunião, sem data definida. A proposta preliminar está sendo fechada pelos técnicos das duas casas legislativas.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais