Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter adiado as viagens nacionais para 2024, o petista avalia a possibilidade de visitar Minas Gerais e São Paulo ainda neste ano. A intençao foi confirmada à Itatiaia pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
“Ele pode ir a Minas Gerais esse ano ainda. Nós estamos discutindo politicamente a agenda. Ele tem uma agenda internacional ainda a cumprir, que é a da COP (Dubai). Pode ser que Minas e São Paulo estejam na agenda dele esse ano ainda. Estamos trabalhando pra isso. Não temos certeza se nós vamos conseguir encaixar. Mas ele quer e nos estamos trabalhando para que ele possa ir a São Paulo e Minas com agenda de governo esse ano”, afirmou Macêdo.
Lula visitaria São Paulo e Minas Gerais nos dias 26 e 27 de setembro, mas adiou as viagens por recomendação médica, às vésperas da cirurgia para tratar de uma artrose no quadril. Minas Gerais foi o único estado da região sudeste do Brasil e que o presidente Lula venceu a última eleição nos dois turnos.
No final de outubro, em um café com jornalistas, Lula afirmou que as viagens nacionais para lançamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Minha Casa Minha Vida, de universidades e de escolas técnicas serão feitas no ano que vem. No entanto, o Palácio do Planalto avalia antecipar as agendas de Minas e São Paulo. Para este ano estão confirmadas duas viagens internacionais. No dia 28 de novembro, o presidente vai para a COP28 em Dubai e, na sequênca, para Berlim. Nos dias 6 e 7 de dezembro, Lula conduzirá a Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.