O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), esteve na Câmara Municipal de Belo Horizonte e se reuniu com o presidente da casa, vereador Gabriel Azevedo (sem partido), nesta sexta-feira (15). Durante encontro, o vereador disse ter apresentado ao senador “avanços da Câmara Municipal”, como a votação de projetos ligados à mobilidade urbana. Nos bastidores, a informação é de que a visita a Azevedo foi um recado de Pacheco para Fuad Noman.
Segundo uma das fontes da coluna, o presidente do Senado, que é do mesmo partido que o prefeito, estaria insatisfeito com correligionário. O fato de Fuad ter cedido secretarias ao grupo de Marcelo Aro, secretário da Casa Civil do Governo de Minas, é mal visto por alguns pessedistas e já foi alvo de críticas públicas do deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD). Na leitura de algumas das lideranças da legenda, o prefeito de Belo Horizonte está entregando a prefeitura nas mãos do governador Romeu Zema (Novo-MG), ligado ao grupo rival.
Pacheco é possível candidato ao Governo de Minas. Com a possibilidade cada vez mais remota de ser indicado a uma vaga para o Supremo Tribunal Federal, a candidatura em 2026 tem se tornado um projeto de mais relevância para o presidente do Congresso Nacional. O senador mineiro é potencial candidato de Lula no Estado, sendo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), a segunda opção.
Interlocutores negam que Pacheco esteja insatisfeito com Fuad. O presidente do Senado teria apenas retribuído a visita que o presidente da Câmara fez à Brasília. Segundo fontes da coluna, não houve conversas sobre política.