Ouvindo...

Contagem assina convênio na área da saúde que deve ser anunciado por Lula em Minas

A parceira vai dobrar o horário de funcionamento em unidades de saúde e o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF)

Unidade do Sistema Único de Saúde

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), desembarca nesta quinta-feira (20), em Brasília, e deve assinar um protocolo de intenções para convênio com o Ministério da Saúde. O plano é que a parceria gere “uma revolução” no atendimento à saúde na cidade, segundo uma das fontes da coluna. A ideia é que Contagem seja o primeiro município da região Sudeste do país a passar por essa transformação. As medidas, em conjunto, vão diminuir as filas nas Unidades de Pronto Atendimento. A superlotação nas UPAs é um problema nas grandes cidades do Brasil.

O convênio deve alterar o horário de funcionamento dos postos de saúde e dobrar o número de equipes do Programa Saúde de Família. O número de PSFs deve aumentar de 146 para 327, o que é suficiente para atender toda a população da cidade. Os postos de saúde devem começar a funcionar, no mínimo, até às 19h, e 28 unidades de saúde vão funcionar de 7h às 22h.

O anúncio deve ser feito pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva na primeira visita da atual gestão a Minas Gerais, conforme adiantado pela coluna Em cima do fato. Além de agendas em Belo Horizonte, Lula deve ir também a Contagem, cidade comandada pela prefeita petista Marília Campos, que é pré-candidata à reeleição.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.