Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Federações de esquerda se reúnem pra discutir eleição em BH e querem unidade; PSB, PSD e PDT não foram convidados

O PSB, o PDT e o PSD, de Fuad Noman, por enquanto estão de fora da conversa. A participação desses partidos na base do Zema na Assembleia está sendo considerado impeditivo para alianças com as federações

Reunião das Federações PT/PC do B e PV e Psol/Rede

A federação PT, PC do B e PV se reuniu com a federação Rede/PSOL na noite de terça-feira (18), na sede do PSOL, em Belo Horizonte, para discutir alianças para as eleições municipais. Os dirigentes dos partidos entraram em consenso sobre a unidade entre as legendas para a disputa.

Zema

As legendas querem repetir a aliança que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, segundo fontes da coluna, “será um cabo eleitoral bem avaliado” em 2024. No entanto para que PSB, PDT e PSD participem do grupo terão que abrir mão do apoio ao governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Fuad

Em relação à prefeitura de Belo Horizonte, as federações querem um posicionamento do prefeito Fuad Nonam (PSD). E o apoio desses partidos na Câmara Municipal também passa pela definição do PSD sobre a participação nas eleições de 2024, o que ainda é uma incógnita. “Se quiser apoio, Fuad vai ter que conversar”, disse um dos participantes da reunião à coluna.

Participaram da reunião dirigentes municipais e estaduais das siglas: deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL-BH), Cacau Pereira (PSOL-MG), Jô Moraes (PC do B-BH), Pablo Figueiredo (Rede-BH), Paulo Lamac (Rede-MG), Guima Jardim (PT-BH), vereador Célio Froes (PV-BH).

Nas próximas rodas, além dos presidentes de partidos, vereadores e deputados serão chamados para o debate. As formações das alianças passarão pelo posicionamento dos parlamentares no parlamento, segundo dirigentes.

Candidatos

Segundo os participantes da reunião, não foram discutidos nomes, mas dos partidos presentes tem sido cotados são: deputada estadual Bella Gonçalves (Psol), a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), a deputada estadual Macaé Evaristo (PT), o deputado federal Rogério Correia (PT), a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede) e o ex-prefeito Paulo Lamac (Rede). O PDT, que não participou, tem o nome da deputada federal Duda Salabert; o PSB cota o nome do ex-vice governador, Paulo Brant; e o PSD tem como candidato natural o prefeito Fuad Noman, que ainda não decidiu se vai ou não candidato á reeleição.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.