Ouvindo...

Acordo: Newtinho permanece no comando do MDB em Minas, mas abre mão de vaga da nacional

O deputado federal Hercílio Diniz deve ser indicado para a vaga do MDB de Minas na Secretaria Geral do Diretório Nacional

Depois de um acordo costurado na última quinta-feira (13) ficou decidido que não haverá disputa pela presidência do MDB em Minas. A convenção está prevista para agosto. O partido é comandado pelo deputado federal Newton Cardoso Júnior, mas o também deputado federal Hercílio Diniz queria disputar a presidência da sigla no estado.

Para a legenda não ir rachada para a convenção estadual, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, teve que entrar na negociação para pacificar a questão. Na distribuição do poder, Newton Cardoso fica com a presidência estadual, Hercílio desiste da disputa, mas será indicado para a vaga no diretório nacional que, atualmente, é ocupada por Newton Cardoso Júnior, na Secretaria Geral da legenda.

Durante a semana, foram duas reuniões uma na segunda-feira (10) e a outra na quinta (13), quando foi selado o acordo que está valendo, pelo menos por enquanto.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais