Ouvindo...

Após fala de Barroso sobre derrotar o bolsonarismo, oposição quer impeachment do ministro do STF

Assinaturas começaram a ser coletadas na noite desta quarta-feira (12), poucas horas após a declaração do ministro

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, em Congresso da UNE

Parlamentares da oposição na Câmara dos Deputados começaram a coletar assinaturas na noite desta quarta-feira (12) para apresentar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso. Segundo integrantes do grupo, nos primeiros 30 minutos de mobilização foram coletadas 25 assinaturas.

Após ser vaiado em um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), por um grupo que carregava a faixa: “Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”, o ministro se exaltou.

“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, respondeu.

Para bolsonaristas, a fala em público foi um “escorregão” que comprova a tese de ativismo judiciário do Supremo. Pedidos de impedimento de ministros da Suprema Corte são apresentados ao Congresso Nacional.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.