O edital de concessão da BR 381 será publicado nesta sexta-feira (7). O leilão deve ser realizado em novembro. “A gente precisa de 100 dias com o edital no mercado para que o mercado possa se aprofundar acerca do projeto antes de realizar o leilão”, afirmou o ministro dos transportes, Renan Filho, em entrevista à Itatiaia. A informação foi adiantada pelo ministro e confirmada hoje (06), à Itatiaia, por fontes do governo federal.
Será concedido à iniciativa privada o trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares. O processo de concessão foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União em junho.
Apesar de as duas últimas tentativas de concessão da BR-381 terem falhado por falta de interesse da iniciativa privada, desta vez, o governo está confiante. “Nós corrigimos bastante [o projeto]. Nos leilões anteriores, eles levaram a BR-381 e a BR-262, que são duas BRs muito complicadas. A 381 tem, em Minas Gerais, um risco geológico considerável e a 262, tem uma subida de serra do Espírito Santo que é, também um trecho muito arriscado. Então, somava os riscos, o que afugentava o investidor. Nós corrigimos a matriz de risco ou seja, a BR-381 vai sozinha a leilão ", afirmou Renan Filho ao destacar que a concessão da BR-262 foi retirada da modelagem do projeto.
“Estamos muito otimistas e acredito que, dessa vez, finalmente o leilão terá êxito”, concluiu.