Ouvindo...

Volta da Venezuela ao Mercosul não está na pauta do próximo encontro da cúpula

Brasil defende o retorno da Venezuela, suspensa por não cumprir regras exigidas pelo grupo, mas assunto não será debatido na Argentina

Mercosul se reúne na próxima semana, mas não vai discutir retorno da Venezuela ao bloco

O retorno da Venezuela ao Mercosul não está na pauta da próxima reunião da Cúpula do Mercado Comum, na segunda (3) e terça (4) em Puerto Iguazu, na Argentina.

A embaixadora Gisele Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, afirmou que o Brasil quer a “Venezuela integrada”, mas o país precisará cumprir as regras do grupo.

A Venezuela foi suspensa por descumprir pré-requisitos básicos de permanência no Mercosul que é composto Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.