Em livro, Eduardo Costa conta trajetória de 46 anos no jornalismo e deixa aberta possibilidade de entrar para a política

A obra, que será lançada em julho, foi escrita em um mês, durante a pandemia, e teve as últimas páginas alteradas depois do convite do governador Romeu Zema (Novo) para que o jornalista fosse candidato a vice

Eduardo Costa, jornalista e radialista, apresentador na Rádio Itatiaia e na TV Band Minas

O jornalista Eduardo Costa, carinhosamente chamado de “mestre” por seus pares, lança, no dia 01 de julho, o livro “O Ascensorista – as histórias de um repórter”. Aos 67 anos de idade (que completa em outubro), são 56 anos de trabalho, 46 de jornalismo e 38 de Rádio Itatiaia. Na publicação, o autor conta bastidores e narra coberturas históricas como a transmissão, via satélite, de uma viagem com o Papa; a visita de Lula à Índia; coberturas na China e o sequestro mais longo da história de Minas Gerais, o do Coronel Edgar Soares, na década de 90.

Outras obras

Autor de outras obras como o “Vila Viva - Transformando Vidas”, que conta a história do início do programa habitacional em Belo Horizonte, e “Uma Paixão chamada Itatiaia – 50 anos de história”, desta vez, o radialista vai lançar a própria biografia.

Biografia

O livro foi escrito em um mês, durante a pandemia, e teve as últimas páginas alteradas para acrescentar o episódio em que Eduardo Costa foi surpreendido pelo convite do governador Romeu Zema (Novo) para ser candidato a vice em Minas, em 2022. Por causa de impasse entre o PSDB e o Cidadania, partido ao qual o jornalista estava filiado, a aliança acabou não se efetivando. No entanto, no livro, Eduardo deixa em aberto a possibilidade de entrar para a política.

O lançamento, pela editora Comunicação de Fato, será no dia 01 de julho, de 10h às 12h, na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte.

Eduardo Costa

Referência no jornalismo, Eduardo Costa é mineiro de Inácia de Carvalho, graduado em jornalismo, pós-graduado em Valores Humanos e Mestre em Ciências Sociais. No jornalismo impresso, trabalhou no Diário da Tarde, Super e AQUI; na TV, foi apresentador na Record e hoje na Band Minas; e há 38 anos é repórter e comunicador na Rádio Itatiaia.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...