Ouvindo...

Reajuste de pedágio na BR 135 vai parar na justiça

Deputado Arlen Santiago diz que aumento que entrou em vigor no dia 1 de abril não pode ocorrer porque concessionário não realizou obras previstas no contrato

BR 135

O deputado estadual, Arlen Santiago (Avante), entrou na justiça contra o reajuste do pedágio na BR 135, no trecho que liga Montes Claros a Belo Horizonte. A nova tarifa entrou em vigor no último sábado (1/4), passando de R$ 8,70 para R$ 9,20 para veículos de passeio. Segundo o parlamentar, “é o pedágio mais caro do Estado”.

Na ação popular, Santiago alega que a empresa não realizou e nem tem condições de executar as obras prometidas para 2023. Como não entregou, de acordo com ele, a concessionário também não pode cobrar.

O juiz Rogério Santos Araújo Abreu, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, deu prazo de cinco dias para a empresa Eco 135 e para o Governo do Estado, que é o poder concedente, se pronunciarem.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.