Ouvindo...

Cacau ganha espaço em Minas e entra no radar da Emater

Com avanço do plantio, Estado começa a mapear a produção e pode se tornar novo polo do cacau no País

O aumento das plantações de cacau em Minas levou a Emater-MG a incluir a fruta, pela primeira vez, no monitoramento mensal das culturas agrícolas. Já são 488 hectares cultivados, com destaque para Jaíba e Janaúba, no Norte do Estado, responsáveis por mais da metade da área. A produção anual estimada é de 161 toneladas. O mapeamento, iniciado em março, servirá de base para políticas públicas e expansão da cadeia produtiva. Especialistas apontam grande potencial de crescimento, mas cobram atualização do zoneamento agrícola e maior organização do setor.

Saiba detalhes

Seminovos disparam e conquistam motoristas em Minas Gerais

Com os carros novos cada vez mais caros, os seminovos se tornaram os preferidos dos mineiros. Em setembro, as vendas de modelos com até três anos de uso cresceram 72,4% no Estado, segundo a Fenauto. Foram 39,5 mil veículos vendidos no mês e 374 mil no acumulado do ano, alta de 50% frente a 2024. A desvalorização dos carros novos e o custo mais acessível explicam o avanço. Minas lidera o crescimento no Sudeste, com destaque para caminhonetes e caminhões.

Saiba detalhes

Minas já tem mais de mil pontos públicos para carregar carros elétricos

Minas Gerais superou a marca de 1,3 mil eletropostos públicos e semipúblicos, acompanhando o crescimento da frota de veículos elétricos, que já chega a quase 40 mil unidades. As vendas no Estado saltaram 248% em setembro, impulsionadas pela maior oferta de modelos e pela expansão da rede de recarga. Belo Horizonte lidera em número de pontos (234), seguida por Uberlândia e Juiz de Fora.

Saiba detalhes

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.