A inteligência artificial já faz parte da rotina de empresas mineiras de diversos setores, gerando ganhos de produtividade e eficiência. A tecnologia está acessível a negócios de todos os portes e tende a se tornar indispensável em breve. Até setores mais tradicionais, como o de panificação, começam a explorar o uso da tecnologia para reduzir custos e otimizar processos.
Juros altos freiam crédito rural em Minas Gerais
A demanda por crédito rural em Minas Gerais caiu 24% nos dois primeiros meses da safra 2025/26, totalizando R$ 8,28 bilhões em contratações. Juros elevados, escassez de recursos nos bancos e o alto endividamento dos produtores são os principais fatores apontados pela Faemg. As linhas de custeio, investimento e comercialização recuaram, com destaque para a forte queda de 65% nos desembolsos voltados à venda da produção. O café lidera a aplicação dos recursos agrícolas, seguido por soja e milho.
Uberaba pode receber gasoduto bilionário e se tornar novo polo energético de Minas
Uberaba, no Triângulo Mineiro, pode se tornar um dos principais pontos de interiorização do gás natural no Brasil. O projeto, em consulta pública pela EPE até 28 de outubro, prevê investimento de R$ 3,1 bilhões e construção de um gasoduto de 260 km ligando Iacanga (SP) à cidade mineira. A proposta deve atender setores como o agroindustrial e o siderúrgico, além de estimular a produção de biometano.
(Sob supervisão de Aline Campolina)