Ouvindo...

Bruna Braga | Do Maranhão para o mundo!

Jaguar Parade chega a Imperatriz com exposição inédita no Centro Cultural Tatajuba como parte das ações da COP 30

Projeto Tatajuba já beneficiou mais de 500 pessoas no Maranhão

Recentemente estive em Imperatriz, município do Maranhão, para poder monitorar alguns projetos que acompanho como consultora para uma grande empresa de celulose e um desses projetos é o Tatajuba Impulsiona. Em 2024, quando assumi essa gestão, descobri que a fundadora da instituição, Solanda Steckelberg, reside em Belo Horizonte e criou também o Instituto Cultural Vivas. No decorrer desses quase dois anos, me encantei em como o Tatajuba transforma a vida das pessoas mais vulneráveis através da disseminação e valorização das diversas formas e expressões culturais e do empreendedorismo.

O Tatajuba Impulsiona já beneficiou nesses quase dois anos, mais de 500 pessoas, através das oficinas de empreendedorismo e palestras. Um trabalho transformador no estado do Maranhão que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Eu sempre acreditei que a cultura é uma fonte inesgotável de recursos capazes de mudar a realidade das pessoas e nessa visita me deparei com uma amostra incrível disso!

Ver Imperatriz (MA) ser o palco da Jaguar Parade - Conexão Amazônia - Imperatriz - MA, e receber essa exposição inédita que conecta arte, biodiversidade e conscientização ambiental me deixou muito feliz. A exposição acontece desde agosto, na Galeria do Centro Cultural Tatajuba e tem a entrada gratuita. O público tem a oportunidade de conhecer os projetos artísticos em miniatura desenvolvidos por 17 artistas convidados que participaram do projeto Arte em Cores Imperatriz, em dezembro de 2024, realizando murais nas praças da Cultura e União. O Arte em Cores, em 14 edições, produziu mais de 300 murais em estados da Amazônia Legal e em Minas Gerais. “Quando recebemos o convite dos idealizadores do Jaguar Parade, a Artery, dissemos “sim” de imediato, pois sabíamos que poderíamos contar com a garra e energia criativa dos artistas de Imperatriz e a dedicação da equipe do Tatajuba na condução desse processo artístico”, explica e comemora o curador do Arte em Cores e parceiro do Tatajuba, Gilberto Scarpa.

A exposição conta com 17 esculturas miniaturas de onças, em fibra de vidro, pintadas pelos artistas locais. Além de apreciar as obras, os visitantes da exposição em Imperatriz tiveram a oportunidade de participar de uma votação popular que elegeu cinco projetos finalistas. Destes, dois foram escolhidos por uma banca especializada e ganharam vida em esculturas de onças em tamanho real, que foram pintadas ao vivo no Centro Cultural Tatajuba e, posteriormente, vão ser expostas em Belém durante a COP30 e leiloadas.

O Tatajuba também promoveu um momento ímpar ao expor não só as obras dos artistas profissionais, mas também, miniaturas produzidas por estudantes da rede pública de Imperatriz que participam de um workshop de conscientização ambiental e arte.

A iniciativa une arte urbana, engajamento social e proteção da biodiversidade, propondo uma experiência sensível e educativa para todas as idades. A Jaguar Parade já passou por cidades como São Paulo, Nova York e Londres, e agora chega ao Maranhão reforçando o potencial transformador da arte pública na valorização da Amazônia.

Bruna Braga é jornalista, consultora em RSC e fundadora da Terceirolhar

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.