O faturamento da indústria em Minas Gerais caiu 2,2% em agosto em relação a julho e 5,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Fiemg. A retração foi causada pela redução de pedidos na indústria de transformação, que recuou 3,3%, enquanto o setor extrativo cresceu 12,3%. Mesmo com o resultado negativo, o acumulado de 2025 segue positivo, com alta de 0,9%.
Crise do metanol muda consumo em bares de BH
O avanço dos casos de intoxicação por metanol no Brasil tem afetado o consumo de bebidas destiladas em Belo Horizonte. Bares e restaurantes da capital relatam quedas de até 40% na venda de drinks, com clientes optando por enlatados, vinhos e cervejas. Empresários reforçam a procedência das bebidas e a transparência nas compras para manter a confiança do público. Já a Abrasel afirma que o setor segue estável, mas com mudanças no comportamento dos consumidores. O Ministério da Saúde investiga mais de 200 casos suspeitos e já confirmou duas mortes em São Paulo.
MPF aciona Justiça e cobra descaracterização urgente de barragem em Fortaleza de Minas
O Ministério Público Federal acionou a Justiça mineira para exigir, em caráter de urgência, a descaracterização definitiva de uma barragem de rejeitos de níquel em Fortaleza de Minas, no Sul do estado. A estrutura, inativa desde 2013 e construída pelo método a montante, foi considerada de alto risco. Segundo o MPF, a atual operadora, Extrativa Metalurgia, descumpriu o prazo legal para eliminar a barragem, enquanto ANM e Feam foram omissas na fiscalização.