As sabatinas de indicados para ocupar cargos de direção em agências reguladoras devem ser realizadas pelo Senado em fevereiro. Ao todo são 17 indicados para nove agências. Todos precisam ser entrevistados e avaliados por comissões do Senado e posteriormente pelo plenário da casa.
Como as indicações foram publicadas na semana antes do recesso parlamentar e os senadores estão no esforço concentrado das votações, não haverá tempo para a realização das sabatinas. Além do que, os indicados precisam de tempo para visitar os gabinetes e conversar com os senadores, o chamado “beija-mão”.
O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),
Para direção geral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi indicado Wadih Nemer Damous Filho, atual chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Patrícia Barcelos foi indicada para Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi indicado o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Artur Watt Neto.
Para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi indicado Leandro Pinheiro Safatle, do Ministério da Saúde. Daniela Marreco Cerqueira e Diogo Penha Soares foram indicados para a diretoria.
Para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Alessandro Facure Neves de Salles Soares foi indicado para o cargo de diretor-presidente. Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias foram escolhidos para diretores.
Para Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA): Larissa de Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva foram os escolhidos.
Para a Agência Nacional de Mineração (ANM), José Fernando de Mendonça Gomes Júnior foi indicado para o cargo de diretor geral.