O console
Em meio a uma onda de pedidos antecipados e aberturas noturnas de lojas, os fãs da Nintendo conseguiram, ainda na quinta-feira (5), comprar o novo console Switch 2, concebido com a esperança de que poderá estabelecer recordes de vendas para o criador japonês de “Super Mario”.
Ansiosos, os fãs se aglomeraram em uma loja de eletrônicos em Tóquio para comprar o novo dispositivo na manhã desta quinta-feira. Entre eles estava o jovem chinês Lei Wang, de 24 anos.
Wang se considerou “impactado” por ter conseguido ganhar na “loteria” dos pedidos antecipados. “Basicamente fui eu o escolhido, então não quero contar nada”, comentou rindo. Segundo o jovem, nem todos os amigos tiveram a mesma sorte.
Kuro, de 33 anos, comentou que ficou tão empolgada que pediu um dia de folga no trabalho para jogar com o novo dispositivo. “Os gráficos melhorados e a possibilidade de jogar com um grupo maior, acho que isso é algo importante”, disse a fã japonesa.
O membro da consultoria Kantan Games de Tóqui, Serkan Toto, ressaltou que não ficaria “surpreso se o Switch 2 quebrar os recordes de vendas nas próximas semanas e meses”. No Japão, a loja online da Nintendo tinha 2,2 milhões de pedidos antecipados para o Switch 2, um “nível incrível que a indústria nunca tinha visto”, disse Toto à AFP.
Ao redor do mundo, a recepção não foi diferente. Vendedores nos Estados Unidos, Europa e outros mercados tiveram que se preparar para uma multidão de fãs, e algumas lojas permanecem abertas até a meia-noite para recebê-los.
Em meio a enorme demanda, alguns vendedores tiveram até que cancelar pedidos. A loja britânica Game disse que estava “trabalhando duro para atender a todos os pedidos antecipados possíveis”.
A Nintendo prevê que enviará 15 milhões de consoles Switch 2 durante o atual ano fiscal, mais ou menos igual à quantidade do console original no mesmo período após seu lançamento.
Vale a pena o preço?
Na versão repaginada do Switch, a empresa busca repetir o sucesso do console original. Mas conta com um desafio: apesar da tecnologia superior, o produto tem preço elevado, avaliado em 449,99 dólares (2.816 reais) nos Estados Unidos, acima dos 299,99 dólares (1.689 reais) do original. O preço sugerido no Brasil é de R$ 4.499,90.
Com o novo console, os jogos ganham vida em uma tela vívida de 7,9 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080p). O Switch 2 conta ainda com suporte para cartões microSD Express e a presença de dois conectore USB-C. Outro diferencial é conectividade Wi-fe 6, bluetooth, entrada para fones de ouvido, alto-falantes estério e bateria com autonomia de até 6, horas.
Uma das principais novidades do produto é o GameChat. A funcionalidade permite que os jogadores consigam conversar com os amigos, durante o jogo, de maneira prática. O Game Chat também permite que a tela de jogo seja compartilhada e uma conexão via bate-papo por vídeo com uma câmera USB-C compatível (vendida separadamente).
Além disso, o jogo vem com um microfone embutido que filtra o ruído ao redor e proporciona uma experiência sonora mais nítida. Para acessar a experiência, no entanto, o jogador vai precisar ter uma assinatura do Nintendo Switch Online a partir de 31 de março de 2026. Mas, por enquanto, o jogador pode aproveitar o acesso livre ao GameChat.
O Nintendo Switch 2 é a casa de jogos exclusivos como Mario Kart World, Donkey Kong Bananza e mais. A partir do novo console, o usuário pode ainda adquirir pacotes de melhoria para jogos do Nintendo Switch como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Super Mario Party Jamboree e Kirby and the Forgotten Land para ter experiências novas e melhoradas.
O console utiliza ainda um ímã, que permite ao usuário usá-lo com mouse de computador. “Depois de usá-lo, acho que vale o preço”, opinou Steven Paterno, um aspirante a cineasta de 24 anos durante o lançamento do dispositivo em Nova York. “Adoro o Switch original, mas devo admitir que o Switch 2 é superior”.
* Com informações da AFP