Ouvindo...

Nintendo Switch 2 começa a ser vendido: veja as novidades do console

Nintendo prevê que enviará 15 milhões de consoles Switch 2 durante o atual ano fiscal

Nintendo Switch 2 será ligeiramente maior que seu antecessor

O console Nintendo Switch 2 começou a ser vendido nesta quinta-feira (5) no Brasil com oito vezes mais memória que a primeira versão, com exatos 256 GB de armazenamento interno. A estimativa da empresa é que mais de 15 milhões de consoles sejam entregues durante o atual ano fiscal. As vendas do produto, que abriram na Amazon logo no início da manhã, já esgotaram.

Versão repaginada do Switch, empresa busca repetir o sucesso do console original. Mas conta com um desafio: apesar da tecnologia superior, o produto tem preço elevado, avaliado em 449,99 dólares (2.816 reais) nos Estados Unidos, acima dos 299,99 dólares (1.689 reais) do original. O preço sugerido no Brasil é de R$ 4.499,90.

Com o novo console, os jogos ganham vida em uma tela vívida de 7,9 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080p). O Switch 2 conta ainda com suporte para cartões microSD Express e a presença de dois conectore USB-C. Outro diferencial é conectividade Wi-fe 6, bluetooth, entrada para fones de ouvido, alto-falantes estério e bateria com autonomia de até 6, horas.

Uma das principais novidades do produto é o GameChat. A funcionalidade permite que os jogadores consigam conversar com os amigos, durante o jogo, de maneira prática. O Game Chat também permite que a tela de jogo seja compartilhada e uma conexão via bate-papo por vídeo com uma câmera USB-C compatível (vendida separadamente).

Além disso, o jogo vem com um microfone embutido que filtra o ruído ao redor e proporciona uma experiência sonora mais nítida. Para acessar a experiência, no entanto, o jogador vai precisar ter uma assinatura do Nintendo Switch Online a partir de 31 de março de 2026. Mas, por enquanto, o jogador pode aproveitar o acesso livre ao GameChat.

O Nintendo Switch 2 é a casa de jogos exclusivos como Mario Kart World, Donkey Kong Bananza e mais. A partir do novo console, o usuário pode ainda adquirir pacotes de melhoria para jogos do Nintendo Switch como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Super Mario Party Jamboree e Kirby and the Forgotten Land para ter experiências novas e melhoradas.

O console utiliza ainda um ímã, que permite ao usuário usá-lo com mouse de computador. “Depois de usá-lo, acho que vale o preço”, opinou Steven Paterno, um aspirante a cineasta de 24 anos durante o lançamento do dispositivo em Nova York.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas