Os astronautas da Nasa Butch Wilmore, de 61 anos, e Suni Williams, de 58, estão “presos” no espaço, a bordo da Starliner, da Boeing, que está ancorada na Estação Espacial Internacional (ISS) desde o começo deste mês.
A dupla decolou no dia 5 de junho com destino à ISS e deveriam retornar no dia 12 do mesmo mês. Porém, assim como aconteceu com a decolagem, a volta dos dois vem sendo adiada pela agência.
Os dois astronautas são experientes e têm um currículo extenso.
O comandante Wilmore já embarcou em missões em 2006 e 2012, e a pilota Williams serviu como engenheira de voo nas Expedições 14, 15 e 32. Saiba um pouco mais sobre a trajetória dos tripulantes da primeira missão tripulada da Starliner:
Butch Wilmore
O astronauta Barry “Butch” Wilmore é o comandante da missão. Antes, ele já havia passado 178 dias no espaço e conduzido mais de 25 horas de caminhadas espaciais, de acordo com a Nasa. Além disso, ele tem uma carreira ímpar de piloto de caça, capitão da Marinha dos Estados Unidos e astronauta, com dois voos espaciais na conta.
Ele serviu como piloto na STS-129, engenheiro de vôo da Expedição 41 e comandante da Expedição 42. Wilmore também desempenhou funções técnicas importantes no Escritório dos Astronautas e liderou a equipe de apoio aos astronautas.
Para além dos feitos no setor aeroespacial, Barry é pastor e conduz estudos bíblicos semanais, além de já ter participado de viagens missionárias pela América do Sul e Central para ajudar médicos.
Leia também:
Nave da Boeing tem retorno à Terra adiado pela 2ª vez e astronautas ficam ‘presos’ no espaço Veja como é viajar a bordo da nave Starliner
Suni Williams
Sunita “Suni” Williams ocupa o posto de pilota da missão e, antes, já havia passado 322 dias no espaço e conduzido mais de 50 horas de caminhadas espaciais. Ela serviu como engenheira de voo nas Expedições 14, 15 e 32 e comandante na Expedição 33, e tem mais de 3.000 horas de voo em mais de 30 tipos de aeronaves. Williams também já atuou como vice-chefe do Escritório de Astronautas.
Suni é uma capitã aposentada da Marinha dos EUA e é qualificada como piloto de helicóptero e oficial de mergulho básico. A pilota está em sua terceira missão de voo espacial e correu a Maratona de Boston a bordo da estação espacial.
No seu tempo livre, Williams gosta de passar tempo com seus labradores resgatados, Gunner e Rotor. Em homenagem a eles, ela levou suas dog tags para a estação espacial. De acordo com a Nasa, ela disse que uma das coisas que ela mais sentiu falta da Terra, foi de passear com os cães. “Nesses momentos, você para e percebe o quão legal a Terra é", disse.
*Sob supervisão de Felippe Drummond