A cápsula Starliner CST-100 finalmente foi lançada depois de três tentativas frustradas. O foguete da Boeing partiu de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), nessa quarta-feira (5), às 11:52 (de Brasília). A cápsula foi acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS em inglês), às 12h34, desta quinta (6), e deve voltar à Terra daqui cerca de oito dias.
A bordo estão dois astronautas da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos). A cápsula é tripulada pelo comandante Barry Eugene Wilmore, de 61 anos, e pela piloto Sunita Wiliams, de 58 anos. Ambos já fizeram caminhadas espaciais e vão à ISS pela terceira vez.
O comandante já embarcou em missões em 2006 e 2012, e acumula 178 dias no espaço. A pilota já passou 322 dias no espaço e embarcou em missões em 2006 e 2012.
Inicialmente, a decolagem estava programada para o dia 6 de maio, mas acabou sendo cancelada cerca de duas horas antes. O motivo do cancelamento foi um vazamento de gás hélio em um dos foguetes da aeronave. Depois, a agência espacial descobriu que o vazamento do gás não representava uma ameaça para a missão.
Já no segundo cancelamento, que aconteceu no último sábado (1), os motivos para adiar a missão não ficaram claros. Um bloqueio automático foi o que freou o lançamento do foguete três minutos e 50 segundos antes do horário programado, parando o relógio de contagem regressiva.
*Sob supervisão de Felippe Drummond