A
Os cientistas ainda estudam se de fato se trata de um planeta. O corpo celeste pode estar localizado na borda externa da “zona habitável” de sua estrela. Isso significa que seria possível a formação de água líquida na superfície sob atmosfera adequada.
O HD 137010 b é um exoplaneta, classificação atribuída aos corpos celestes que orbitam outras estrelas. Ele pode se tornar o primeiro com propriedades semelhantes às da Terra.
Apesar das características comuns, a quantidade de calor e luz que o exoplaneta recebe de sua estrela estrela é menos de um terço da que a Terra recebe do Sol. Isso poderia significar uma temperatura na superfície do planeta de no máximo -68°C.
Os cientistas estimam em 40% a chance de o planeta estar dentro da zona habitável “conservadora” ao redor da estrela e 51% de chance de estar dentro da zona habitável “otimista”, mais ampla. Por outro lado, os autores do estudo afirmam que o planeta tem cerca de 50% de chance de estar completamente fora da zona habitável.
O próximo passo para que os cientistas confirmem que se trata de um planeta é manter o HD 137010 b em observação. Os pesquisadores precisam constatar ocorrências do planeta cruzando a face de sua estrela em uma espécie de