Nasa lança supercomputador capaz de fazer 20 quadrilhões de cálculos por segundo

Athena, novo supercomputador da agência, é o mais potente e eficiente já lançado pela Nasa

Dispositivo está disponível para pesquisadores da Nasa e cientistas externos que apoiam programas da agência

A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou nessa terça-feira (27) o lançamento do Athena, seu mais novo supercomputador. A promessa é “ajudar cientistas e engenheiros a enfrentar alguns dos desafios mais complexos no espaço, na aeronáutica e na ciência”.

O computador está instalado no Centro de Supercomputação Modular da Nasa, no Vale do Silício, Califórnia e é o mais poderoso da agência. O aparelho tem a capacidade de realizar mais de 20 quadrilhões de cálculos por segundo, além de conseguir simular lançamentos de foguetes, projetar aeronaves de última geração e treinar modelos de inteligência artificial em larga escala.

Leia também

O dispositivo está disponível para pesquisadores da Nasa e cientistas externos que apoiam programas da agência. No segundo caso, os interessados devem solicitar tempo de uso do sistema.

“A exploração sempre levou a Nasa ao limite do que é computacionalmente possível. Agora, com o Athena, a Nasa expandirá seus esforços para fornecer recursos computacionais personalizados que atendam às necessidades em constante evolução de suas missões”, disse Kevin Murphy, diretor de dados científicos e líder do portfólio de Capacidade de Computação de Alto Desempenho da agência.

O Athena superou os outros supercomputadores da Nasa, Aitken e Pleiades, em potência e eficiência. O nome do dispositivo foi escolhido por meio de um concurso realizado em março de 2025 entre os funcionários da área de Computação de Alto Desempenho da agência. O “apelido” remete à deusa grega da sabedoria e da guerra.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...