Amazon anuncia nova rodada de demissões e dispensa cerca de 16 mil funcionários

Após cortar cerca de 14 mil empregos administrativos em outubro , a empresa inicia uma segunda rodada de demissões, afetando um número semelhante de funcionários

Amazon anuncia nova rodada de demissões e dispensa cerca de 16 mil funcionários

A Amazon confirmou nesta quarta-feira (28) a demissão de aproximadamente 16 mil funcionários, ampliando o ciclo de cortes iniciado em 2025. A medida ocorre poucos meses após a empresa dispensar cerca de 14 mil trabalhadores em outubro, também como parte de um processo de reorganização interna.

O anúncio foi feito por Beth Galetti, vice-presidente de experiência de pessoas e tecnologia da companhia. Segundo a executiva, as mudanças têm como objetivo reduzir níveis hierárquicos, simplificar processos e diminuir a burocracia interna, estratégia que vinha sendo implementada desde o ano passado.

Recolocação interna e apoio oferecidos

De acordo com a Amazon, os funcionários baseados nos Estados Unidos terão um prazo de 90 dias para tentar uma recolocação interna antes do desligamento definitivo. Caso não consigam uma nova posição ou optem por não buscar outra vaga, receberão indenização, serviços de apoio à recolocação profissional e manutenção temporária do plano de saúde, conforme as regras locais.

A empresa não detalhou a distribuição dos cortes por áreas ou países.

Amazon se aproxima de ter mais robôs do que funcionários humanos

E-mail enviado antes do anúncio oficial

Antes da confirmação pública das demissões, funcionários da divisão de computação em nuvem Amazon Web Services (AWS) receberam, por engano, um e-mail que fazia referência a desligamentos. Segundo a Reuters, a mensagem incluía um convite para uma reunião e um comunicado de solidariedade, mas foi enviada de forma antecipada e posteriormente cancelada.

O e-mail, assinado por uma executiva da AWS, mencionava incorretamente que empregados nos Estados Unidos, Canadá e Costa Rica já haviam sido informados sobre as demissões. Internamente, o processo foi identificado como “Project Dawn”.

Falha na Amazon causa instabilidade em sites e aplicativos pelo mundo; entenda

Perspectiva

No comunicado oficial, a Amazon afirmou que, apesar dos cortes, seguirá contratando e investindo em áreas consideradas estratégicas. A empresa também destacou que não pretende transformar as demissões em uma prática recorrente, embora tenha reforçado que ajustes continuarão sendo feitos conforme as necessidades de cada equipe.

A companhia avalia que as mudanças são necessárias para manter a competitividade em um cenário de rápidas transformações no setor de tecnologia.

Confira comunicado da Amazon na integra

“Quero avisar que estamos fazendo mudanças organizacionais adicionais na Amazon que vão impactar alguns de nossos colegas de equipe. Reconheço que essa é uma notícia difícil, por isso estou compartilhando o que está acontecendo e por quê.

Como compartilhei em outubro, temos trabalhado para fortalecer nossa organização reduzindo camadas, aumentando a propriedade e eliminando a burocracia. Enquanto muitas equipes finalizaram suas mudanças organizacionais em outubro, outras equipes só concluíram esse trabalho agora.

As reduções que estamos fazendo hoje impactarão aproximadamente 16.000 vagas na Amazon, e estamos novamente trabalhando duro para apoiar todos cujos cargos são impactados. Isso começa oferecendo 90 dias para a maioria dos funcionários baseados nos EUA para buscar uma nova função internamente (o tempo varia internacionalmente conforme os requisitos locais e de país). Depois, para colegas que não conseguirem encontrar uma nova vaga na Amazon ou que optem por não procurar, ofereceremos suporte à transição, incluindo indenização, serviços de outplacement, benefícios de seguro saúde (conforme aplicável) e mais.

Enquanto fazemos essas mudanças, também continuaremos contratando e investindo em áreas e funções estratégicas que são críticas para o nosso futuro. Ainda estamos nos estágios iniciais de construir todos os nossos negócios e há uma oportunidade significativa pela frente.

Alguns de vocês podem perguntar se este é o começo de um novo ritmo – onde anunciamos reduções amplas a cada poucos meses. Esse não é o nosso plano. Mas, como sempre fizemos, toda equipe continuará avaliando a propriedade, a velocidade e a capacidade de inventar para os clientes, e fará ajustes conforme necessário. Isso nunca foi tão importante quanto é hoje, em um mundo que está mudando mais rápido do que nunca.

Sou grata pela forma como nossas equipes continuam a entregar – pelos clientes, uns pelos outros e pelas coisas incríveis que estamos construindo juntos.
Obrigada,

Beth”

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...