A
“A dupla instalará um kit de modificação e passará cabos para preparar a estrutura da treliça do lado esquerdo da estação para um novo painel solar retrátil que será entregue em uma futura missão de carga. Outras tarefas incluem a instalação de cabos de ligação, a fotografia de equipamentos da estação e a coleta de amostras de microrganismos em superfícies externas”, informa a
Os profissionais já estão se preparando para a primeira caminhada espacial do ano. Nessa segunda-feira (5), os astronautas da estação espacial fizeram pesquisas em microgravidade e realizaram a manutenção dos sistemas de comunicação e suporte à vida.
Os astronautas Chris Williams, da Nasa, e Kimiya Yui, da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) também participarão da caminhada espacial desta quinta-feira (8). O papel deles é auxiliar Fincke e Cardman a vestir e despir seus trajes espaciais, pressurizar e despressurizar a câmara de descompressão Quest e monitorar os astronautas enquanto realizam suas tarefas no espaço.
A segunda expedição acontece no dia 15 de janeiro. Na ocasião, “dois astronautas da Nasa substituirão uma câmera de alta definição na porta de câmeras 3, instalarão um novo auxílio à navegação para espaçonaves visitantes, chamado refletor planar, na porta frontal do módulo Harmony, e realocarão um jumper de serviço de amônia antigo”. Ainda não se sabe quem serão os profissionais enviados, nem o horário de início da missão.