Ainda demora um pouco, mas a United Airlines e a Eve Air Mobility, que é uma subsidiária da Embraer, vão lançar os primeiros voos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) na região da Baía de São Francisco, nos EUA. Pouco antes do anúncio, a Eve concluiu
Leia também:
Segundo a Eve, o preço por assento vai ser 600% menor do que em voos de helicóptero. O eVTOL da empresa pode transportar até quatro passageiros mais um piloto e tem alcance de até 100 quilômetros. Esses veículos podem reduzir as emissões de poluentes em até 80% em comparação com viagens de carro.
Andre Stein, coCEO da companhia, diz que a área da Baía de São Francisco é perfeita para voos de eVTOL em razão de seu tamanho, do tráfego local e do foco da região em sustentabilidade, inovação e busca por outras opções de mobilidade. “Nosso objetivo é oferecer a residentes e visitantes um transporte eficiente e competitivo em termos de custo em uma das áreas urbanas mais densamente povoadas dos EUA”, diz ele.
A United Airlines foi uma das primeiras companhias aéreas a investir publicamente em empresas de eVTOL. Em 2021, por exemplo, fez seu primeiro investimento, na Archer Aviation. A parceria com
No início deste ano, a companhia aérea anunciou a primeira rota de táxi aéreo elétrico em Chicago com a Archer. “Essas tecnologias revolucionárias reduzirão significativamente nossas emissões e a velocidade das mudanças climáticas — porque apenas a compra de compensações de carbono não é suficiente”, avalia Scott Kirby, CEO da United Airlines.
O executivo destaca que a companhia não busca apenas atingir sua própria meta de sustentabilidade. “Estamos fazendo isso para impulsionar a mudança positiva que todo o nosso setor exige, para que todas as companhias aéreas possam eventualmente se juntar a nós e fazer o mesmo.”