Ouvindo...

Inteligência artificial recupera música inédita dos Beatles

Paul McCartney conta que gravação em fita cassete tinha a voz de John Lennon, mas estava inaudível

Depois de 28 anos, fãs podem receber nova canção dos Beatles

Para quem é fã dos Beatles, que tal conhecer uma canção inédita do grupo? Uma gravação antiga em fita cassete na voz de John Lennon foi recuperada com inteligência artificial. Paul McCartney diz, em entrevista ao programa Today, da BBC Radio 4, que essa é a música final da banda e que ela pode ser lançada ainda em 2023.

Leia também:

O músico não revelou o nome da faixa, mas tudo indica que se trata de “Now and Then” — música que ele recebeu de Yoko Ono, viúva de Lennon, em 1994 e que era inaudível na época. O material foi produzido um pouco antes do assassinato de Lennon, em 1980.

McCartney, Ringo Starr e George Harrison se reuniram em 1995 para recuperar a faixa, mas não conseguiram em razão de dificuldades com a fita. “A música tinha um refrão, mas faltavam quase totalmente os versos”, lembra McCartney. “Fizemos a faixa de fundo, um trabalho bruto que realmente não terminamos.”

Harrisson não havia gostado da canção, mas Paul disse que ela tem um trecho muito bonito em que Lennon canta e que precisava de ajustes. À época, eles só conseguiram recompor “Free as a Bird” e “Real Love” para o documentário Anthology, sobre a carreira da banda, lançado em 1995 com um álbum homônimo.

O interesse pelo material de Lennon voltou após o lançamento do documentário Get Back, em 2021. Na produção, o editor Emile de la Rey usou tecnologia para extrair e classificar a voz de cada ex- Beatle, bem como para identificar o som de cada instrumento presente.

McCartney, então, imaginou que seria possível resgatar a canção de Lennon com o uso de inteligência artificial. “Tínhamos a voz de John e um piano e ele poderia separá-los com inteligência artificial. Eles [produtores] dizem à máquina: ‘Essa é a voz. Isso é uma guitarra. Tire a guitarra’”, explica. Para ele, o processo é “meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro”. Se “Now and Then” sair em 2023, será o primeiro lançamento dos Beatles em 28 anos.