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TCU cria núcleo para desenvolver soluções com inteligência artificial

Uma das diretrizes do controle externo do órgão é o uso intensivo de tecnologia

Tribunal de Contas da União vai ter equipe dedicada a inteligência artificial

Para orientar e fomentar o uso responsável e ético da inteligência artificial em suas atividades, o Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou a criação do Núcleo de Inteligência Artificial (NIA). A unidade integra a Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid) do órgão.

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Segundo o TCU, o NIA tem a missão de “desenvolver e implementar soluções de inteligência artificial que possam contribuir para a melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão”. A medida busca atender aos “novos desafios surgidos com a popularização dessa tecnologia”.

Como uma das diretrizes do controle externo do TCU é o uso intensivo de tecnologia, a instituição deve “buscar soluções de tecnologia que, quando possível, envolvam inteligência artificial e aprendizado de máquina”. Com isso, deve “otimizar processos de trabalho e melhorar a capacidade de priorizar e alocar recursos”.

O órgão avalia que deve haver crescimento exponencial do uso da tecnologia em seus processos nos próximos anos. Um dos benefícios esperados é enfrentar a diminuição da força de trabalho no TCU para permitir que a instituição tenha ganho de qualidade com alta produtividade em áreas de maior demanda de controle externo.

Os especialistas do NIA vão guiar as unidades do TCU em projetos e promover uma cultura de inovação e aprendizado contínuo, com a oferta de cursos, palestras, workshops e outras atividades de capacitação e disseminação de conhecimento. O objetivo é garantir o uso responsável e ético da tecnologia, bem como contribuir para que a aplicação da inteligência artificial esteja alinhada aos valores organizacionais do órgão.

Com a criação do núcleo, a entidade espera evitar a dispersão de esforços e recursos em iniciativas isoladas e não coordenadas. Dessa forma, a área deve contribuir para mais eficiência e qualidade nos resultados obtidos.