Ouvindo...

Inteligência artificial lê cérebro de rato e recria cenas vistas por ele

A partir da análise de sinais cerebrais, é possível projetar de forma precisa imagens vistas por animais

Inteligência artificial recria cenas vistas por ratos

Um experimento realizado na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) usa inteligência artificial para decodificar sinais cerebrais de ratos em tempo real e prever o que eles estão vendo. O algoritmo transforma a atividade neural em vídeos do que o animal vê.

Leia também:

Algumas atividades foram medidas a partir de eletrodos inseridos na área do córtex visual do cérebro. Foram usados dados de apenas 1% da área, o que equivale a cerca de 500 mil neurônios. O restante foi coletado por sondas ópticas em ratos geneticamente modificados cujos neurônios se tornam verdes quando ativados.

Com essas informações, foi possível prever em tempo real o que o rato e transformar os dados em um filme. E tudo em segundos. Mackenzie Mathis, pesquisadora responsável pelo estudo, diz que o objetivo era mostrar o quão poucos dados eles poderiam usar. “Tanto em termos de clipes de filmes quanto em dados neurais”, explica.

Mackenzie aponta que a ferramenta pode ser usada para controlar cursores de computador para pacientes que não podem se mover, por exemplo. Outra possibilidade é fornecer sensações visuais a pessoas com deficiência visual.