Ouvindo...

Elizabeth II tinha um alarme de morte na redação da BBC

Embora fosse projetado para quase não ser usado, há relatos de que falsos disparos eram comuns

Família real tem diversos protocolos para diferentes situações

Uma das mulheres mais conhecidas em todo o mundo, a rainha Elizabeth II era rodeada de protocolos dos mais diversos tipos. Um dos mais curiosos, no entanto, era um alarme o que anunciaria sua morte em redações da emissora estatal British Broadcasting Corporation (BBC) em todo o país.

Repórteres da BBC já o ouviram em testes e há até quem tenha sido enganado por acionamentos acidentais do sistema. A informação sobre a morte da rainha pela BBC só deveria ser liberada depois de confirmada pelo Palácio de Buckingham e anunciada pelo alarme, independentemente de já ter sido publicada por outros veículos.

Em entrevista à revista Fast Company, um repórter da BBC disse que o alarme era uma ocorrência regular na redação. “Costumava disparar falsamente o tempo todo, então ninguém prestava atenção”, conta. “Soa como um despertador.”

Chamado de sistema de transmissão de alerta de rádio (Radio Alert Transmission System – Rats), foi criado durante a guerra fria e era resistente para permanecer funcional mesmo se houvesse ataque à infraestrutura nacional. Apesar dos disparos frequentes relatados, o alarme é projetado para quase não ser usado.

Muitas estações de rádio têm sistemas próprios: uma luz azul instalada no estúdio que acende em caso de mortes de integrantes da família real. Isso levava a confusões quando durante os testes semanais e os alarmes falsos. “Quando comecei na rádio local da BBC e tocava com frequência, as pessoas diziam ‘ah, é apenas Rats’. Eu pensei que era um alarme para detectar ratos no prédio”, disse o repórter à Fast Company.

A BBC não forneceu informações adicionais nem confirmou que o sistema existe. Após o acionamento do alarme, o processo segue: os canais de televisão da emissora interrompem a programação e emitem um anúncio oficial com apresentadores vestidos de preto.

Na quinta-feira (8), o ritual foi seguido: o anúncio oficial do falecimento da monarca foi feito pelo apresentador Huw Edwards, vestido de preto, ao vivo. “Alguns momentos atrás, o Palácio de Buckingham anunciou a morte de sua majestade, a rainha Elizabeth II.”