Ouvindo...

Rainha Elizabeth usava celular com apenas dois contatos

O dispositivo é protegido com criptografia garantida pelo serviço de inteligência do Reino Unido

Rainha Elizabeth II tinha celular criptografado com apenas dois contatos

Falecida nesta quinta-feira (8), a rainha Elizabeth II utilizava um celular apenas com dois contatos: a princesa Anne, sua filha, e John Warren, gerente de cavalos de corrida da família real. Ela não utilizava o aparelho para se comunicar com outros integrantes da família nem com a primeira-ministra do Reino Unido — Liz Truss, empossada na terça-feira — ou seus antecessores.

Segundo Jonathan Sacerdoti, especialista em assuntos relacionados à família real, em entrevista do Daily Mirror, o dispositivo era protegido contra o acesso de pessoas mal intencionadas. O aparelho tem criptografia garantida pelo serviço de inteligência do Reino Unido, o MI6.

Sacerdoti conta que Elizabeth II tinha contato frequente com Warren. Eles se aproximaram ao longo dos anos porque a monarca apreciava corridas de cavalos. Ele se tornou a única pessoa que poderia falar com a rainha a qualquer momento. “Se Warren ligasse, ela atendia”, afirma Sacerdoti.

O dispositivo usado pela monarca é da Samsung, que tem autorização oficial — Royal Warrant — para fornecer produtos para a realeza britânica desde 2012. A empresa mostra o selo correspondente em seu site voltado para o Reino Unido.