O Google trouxe para o Brasil o Modo IA, que começou a ser liberado nessa segunda-feira (8). A ferramenta estava disponível nos Estados Unidos desde maio deste ano e traz uma experiência de pesquisa mais poderosa, com capacidade de interagir com texto, imagem e som, além de proporcionar respostas mais aprofundadas, com perguntas complementares e links úteis para a web.
O Modo IA fica localizado no topo do
Segundo o
Como exemplo da potencialidade da ferramenta, o Google traz alguns comandos que são facilmente atendidos pela IA, como: “Quero entender diferentes métodos de preparo de café. Crie uma tabela comparando as diferenças de sabor, facilidade de uso e equipamento necessário”. Ou: “Encontre feiras livres em São Paulo que funcionem às terças-feiras antes das 8h para comprar frutas e verduras frescas.”
A empresa ainda detalha que, sempre que possível, os usuários receberão respostas geradas por
Veja como funciona o Modo IA
Queda de audiência gera críticas ao novo Modo IA
A implantação do Modo IA do Google gerou críticas em todo o mundo de veículos de comunicação devido ao impacto negativo nas audiências.
No caso de páginas como HuffPost e Washington Post, o tráfego de pesquisa orgânica caiu pela metade, segundo o Similarweb, empresa de dados de mercado digital.
O efeito também foi sentido por jornais tradicionais, como o
*Sob supervisão de Bruno Furtado