Ouvindo...

Deportado dos EUA, mineiro descreve tratamento na prisão: ’24 horas comendo pão e água’

Motoboy chegou a Belo Horizonte na noite dessa sexta-feira (7)

Natural de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o motoboy João Vitor é um dos passageiros deportados dos Estados Unidos (EUA) que chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nessa sexta-feira (7). Em entrevista, ele descreveu o tratamento que tinha na prisão.

Preso desde o dia 3 de janeiro, ele contou que o “pior momento” da reclusão foi “relacionado a questões básicas”, como alimentação e banheiro.

“Por mais que a gente imigrou ilegalmente nós não somos criminosos para ficar amarrados. Ficamos 24 horas comendo pão e água. Então é uma situação um pouco constrangedora, mas também tem o lado bom que a gente aprende a reconhecer nossa liberdade e o nosso país também”, relata.

Leia também

Ele conta que se entregou na fronteira para solicitar asilo, visto que estava com “muito medo de morrer”.

Para chegar aos EUA, ele fez a travessia pelo México, que durou um mês. Assim como a maioria, o objetivo era mudar a vida da família. “Era dar uma velhice digna para minha mãe, pra minha família. Também realizar o sonho de uma formação acadêmica. Meu sonho é o de todo mundo, mudar de vida, conseguir juntar um dinheiro e vir embora”, disse.

“Minha mente abriu muito nessa viagem, porque a gente conhece muitas culturas, muitas pessoas, e hoje em dia sei que tem possiblidade aqui mesmo. É mais difícil, mas se a gente correr atrás, trabalhar, acho que é possível sim”, encerra.

Voo com deportados

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o embarque dos brasileiros nos Estados Unidos foi acompanhado por diplomata do Consulado-Geral em Houston.

Em Confins, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou o Posto de Acolhimento aos Repatriados para garantir que tenham acesso à internet gratuitamente, carregador de celular e canais para que possam entrar em contato com os familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.

Este foi o segundo voo de deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente Donald Trump, em janeiro deste ano.


Participe dos canais da Itatiaia:

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.
Leia mais