Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Com as chuvas, moradores da região Norte de BH relatam infestação de caramujos; entenda os riscos e o que fazer

Especialista explica que a infecção pode ocorrer através do contato com o muco dos caramujos

Imagem ilustrativa

Moradores da região Norte de Belo Horizonte estão enfrentando uma situação alarmante com a crescente infestação de caramujos gigantes. A proliferação desses moluscos tem gerado preocupação, principalmente devido ao risco de transmissão de doenças.

Na rua Cecília Trindade, no bairro Jardim Felicidade, a presença dos caramujos tem afetado tanto residências quanto espaços públicos. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um dos locais onde o problema se tornou evidente.

Felipe Luiz de Castro, auxiliar administrativo do CRAS, relata: “A gente se depara muito com caramujos, principalmente nas áreas mais úmidas e arborizadas. Como é um local de convivência, orientamos as pessoas a não tocarem nos moluscos para evitar doenças”.

Riscos à saúde

A preocupação dos moradores não é infundada. Cristiane Lafetá, pesquisadora da Fiocruz Minas e professora da PUC Minas, alerta para os perigos associados a esses moluscos: “Existem duas doenças no Brasil, identificadas nos últimos 30 anos, causadas por parasitos que utilizam esses moluscos como hospedeiros intermediários: a angiostrongilíase eosinofílica e a angiostrongilíase abdominal”.

Lafetá explica que a infecção pode ocorrer através do contato com o muco dos caramujos, seja por ingestão acidental ou através de cortes na pele.

Proliferação sazonal

A pesquisadora também esclarece os motivos da proliferação dos caramujos nesta época do ano: “Os moluscos terrestres respiram pela pele, produzindo um muco para facilitar essa respiração. Em períodos de alta umidade e temperatura quente, como no verão, eles encontram condições ideais para se alimentar, acasalar e reproduzir”.

Para prevenir a infestação, Lafetá recomenda manter os ambientes limpos: “O ideal é manter seu lote, quintal ou área de trabalho limpos, sem acúmulo de matéria orgânica ou resíduos, que servem de alimento para esses animais”.

O que diz a Prefeitura de BH

Procurada pela Itatiaia, a Prefeitura de Belo Horizonte se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que uma equipe de Zoonoses esteve no local para vistoriar imóveis da área nos dias 16 e 24 de janeiro. Os profissionais recolheram os moluscos encontrados e não identificaram indícios de infestação. Cabe destacar que o período de chuvas favorece o aparecimento desse animal.

Durante as vistorias foram repassadas orientações aos moradores da região quanto às medidas necessárias (preventivas e corretivas) para evitar o aparecimento dos caramujos, como manter o ambiente limpo, sem acúmulo de lixo, entulhos ou matéria orgânica. Também foram informadas as formas seguras de recolhimento e destinação dos moluscos.

Os pedidos de vistoria devem ser solicitados exclusivamente por meio do Portal de Serviços ou PBH APP

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.
Jornalista formado na Estácio de Sá, tem experiência como repórter, editor e apresentador. É repórter da rádio Itatiaia na editoria de cidades