Pessoas do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, com mais de 12 anos, poderão se vacinar contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (18) em Belo Horizonte. O imunizante será distribuído nos 153 centros de saúde da capital mineira e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços completos das unidades estão disponíveis
Pela primeira vez, BH recebe vacinas fabricadas pelo Instituto Serum. Com a chegada das 21.150 doses, o esquema vacinal foi atualizado. Agora, os imunizantes fazem parte do calendário básico de vacinação das pessoas que integram o público prioritário com mais de 12 anos, e serão aplicados independentemente de campanhas em andamento.
Para tomar a vacina, os cidadãos devem ter recebido a última dose há, pelo menos, seis meses. As pessoas de 60 anos ou mais, particularmente, devem se vacinar duas vezes ao ano seguindo o intervalo de seis meses entre as aplicações. Já as gestantes devem tomar uma dose a cada gravidez. Além disso, aquele que for receber a dose não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
No momento da aplicação da vacina, o cidadão deve apresentar o documento de identificação com foto, cartão de vacina e CPF. É recomendável, ainda, que as pessoas imunocomprometidas apresentem medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/ declarações médicas. Já as puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Leia mais:
Ministério da Saúde atualiza estratégia de vacinação contra a Covid-19 Minas Gerais inicia Campanha de Multivacinação com 84 mil novas doses de vacina contra a covid-19
Vale lembrar que o
A administração das doses está sendo feita em 18 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
Quem faz parte do grupo prioritário
Imunocomprometidos ;- Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com
comorbidades ; - Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
*Sob supervisão de Enzo Menezes