Um grupo da Escola de Ballet Nayana Rick, de Belo Horizonte, foi premiado em um dos maiores festivais do mundo. A equipe conquistou o segundo lugar no Festival de Dança de Joinville (SC) na categoria Balé Clássico de Repertório Júnior apresentando a coreografia The Fairy Doll, que conta a história de uma loja de bonecas que ganham vida ao anoitecer. A montagem é assinada pela professora Nayana Rick e encenada por estudantes de 13 a 16 anos.
O festival, que vai de 15 a 27 de julho, está na 41ª edição, é reconhecido pelo Guiness Book como o maior do mundo e recebeu mais de 13 mil inscrições de todos os estados brasileiros, além de competidores da Argentina, Paraguai e México.
Eduarda Pereira de Moura, de 14 anos, faz parte do grupo de bailarinos que protagonizou a apresentação premiada. A jovem frequenta as aulas de ballet desde os três anos, e está desde o ano passado em busca do reconhecimento no Festival de Dança de Joinville.
Leia mais:
Festivais de inverno imperdíveis em MG Saiba quais são os festivais de inverno imperdíveis pelo Brasil Boa Noite Memorial: virada criativa do Memorial Vale acontece neste fim de semana
O pai da Duda, Deivison Vilaça de Moura, conta que a filha é muito dedicada, tanto nos estudos quanto no ballet. Ele diz que a menina treina frequenta a escola de dança quatro vezes na semana, em treinos de duas horas. “A gente fica encantado em ver o esforço deles”.
“Ver as meninas ensaiando, aquele apoio, trabalho de equipe, motivação. É felicidade demais, muito gratificante”, descreve. O pai relata que algumas bailarinas até se machucaram, pelas horas de dança nas pontas dos pés com as sapatilhas apertadas.
Deivison afrima que “eles não tinham grandes expectativas” porque competiam com escolas de alto padrão, como a Escola do Teatro Bolshoi, de Joinville, que é referência no mundo todo mas, no final, “o esforço compensou”.
*Sob supervisão de Enzo Menezes