Ouvindo...

Times

Conteúdo Patrocinado

Festivais de inverno imperdíveis em MG

Celebrações no interior do estado consolidam tradições iniciadas há muitos anos, e que agregam a comunidade por meio da fé e da cultura

oferecimento

Apesar de pequenas, as cidades do interior de Minas não deixam faltar espaço para quem quer celebrar festivais de inverno e outras comemorações típicas desta época do ano.

Em vários municípios, a programação cultural tem festividades para todos os tipos – é o caso de eventos que são voltados principalmente para a comemoração de santos padroeiros dos municípios.

No caso de festivais de inverno, apresentações de música, teatro e oficinas podem também integrar a programação – tudo embalado, é claro, por deliciosas comidas e bebidas típicas.

Celebrações do interior mineiro: festivais de inverno

Conheça alguns dos principais festivais de inverno em Minas, e outras celebrações em cidades do interior que acontecem durante a temporada mais fria do ano, e que já têm programação cultural divulgada.

Festival de Inverno de Poços de Caldas

  • O Festival de Inverno de Poços de Caldas completa 28 edições em 2024 e acontece entre 12/07/2024 e 28/07/2024.
  • Na programação, há uma mistura de atividades culturais incluindo música, teatro, circo, dança, literatura e exposições.

Festival de Inverno da UFOP

  • Um dos festivais mais tradicionais do estado, com mais de 50 edições já realizadas. Em 2024, acontece entre 20 de junho e 20 de setembro.
  • A programação do Festival de Inverno da UFOP se estende por Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
  • A agenda oficial do evento ainda não foi divulgada. Considerando a programação do ano passado, pode-se esperar oficinas variadas, apresentações musicais, palestras, apresentações de teatro, e os tradicionais cortejos.

Festival de Inverno de São Lourenço

  • A segunda edição do festival em São Lourenço acontece entre 18 a 28 de julho de 2024.
  • A programação conta com shows com bandas cover e praça gastronômica no estacionamento do Parque das Águas.

Festival de Inverno de Itabira

  • A cidade natal de Carlos Drummond de Andrade sedia a 50ª edição do festival de inverno entre 4 e 21 de julho.
  • A marca de 50 edições não passa em branco. Algumas das atrações de destaque já confirmadas são Paralamas do Sucesso, Samuel Rosa, Maria Rita, Detonautas, Frejat, Seu Jorge e Maneva. No total, são 12 shows gratuitos compondo a programação.
  • Além disso, o festival conta com cursos, oficinas, espetáculos circenses e teatrais e ações culturais.

Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo

  • Entre 19 a 28 de julho de 2024, acontece a 20ª edição do festival.
  • Jota Quest, 14 Bis e Leo Jaime são atrações divulgadas pelas redes sociais da Prefeitura Municipal.
Leia também

Devoção: eventos religiosos tradicionais

237º Jubileu de Bom Jesus do Matosinhos - Conceição de Mato Dentro

A realização do Jubileu de Bom Jesus do Matosinhos já é tradição em Conceição de Mato Dentro. Há mais de 200 anos, a festa acontece em junho e recebe visitantes de todo o país.

Tradicionalmente, são 11 dias de programação religiosa, incluindo missas e uma procissão da imagem de Bom Jesus do Matosinhos. Continuando a celebração, acontece a Cavalgada do Jubileu e a Festa do Peão de Boiadeiro – onde, além de rodeios, os visitantes assistem apresentações de artistas conhecidos no Brasil todo.

Festa de Sant’Ana - Lavras

Em julho, a padroeira da cidade de Lavras recebe homenagens dos fiéis que residem no município. As celebrações são sempre marcadas por missas e novenas. Após as solenidades religiosas, que acontecem na paróquia de Santana em Lavras, a comemoração continua com as atrações culturais e gastronômicas que ficam dispostas na praça da igreja matriz.

Outro fato marcante e pitoresco da festa é a realização do chá de Sant’Ana: organizado por meio de ofertas e doações dos fiéis, a renda arrecadada pelo evento é usada na festividade do próximo ano.

São José Operário - Barbacena

Em 2024, completaram-se 60 anos de comemoração a São José Operário. O 60º jubileu do padroeiro de Barbacena acontece entre abril e maio.

Como o nome sugere, São José Operário é conhecido como o santo dos trabalhadores. As celebrações religiosas contam com um momento de bênção nas carteiras de trabalhadores que participam do evento.

As celebrações em homenagem ao santo em Barbacena ganham ainda mais valor por acontecerem na Basílica de São José Operário. A basílica tem formato de cruz grega, e foi criada para ser uma réplica da Basílica de São Pedro (no Vaticano). O Jubileu de São José Operário acontece na Basílica desde 1964.

Ainda dá tempo de participar da festa em 2024, já que os festejos estão marcados para acontecer entre 17 a 25 de julho.

São João Batista

Ingaí

A tradicional Fogueira de Ingaí acontece em junho, durante a temporada mais fria. Este evento, realizado desde 1932, celebra São João Batista com uma fogueira gigante, montada à mão, com mais de 30m de altura.

A fogueira de Ingaí destaca-se como uma importante manifestação cultural da região, já que carrega consigo mais do que a devoção ao santo. O costume da queima da fogueira começou nos anos 1930, quando uma descarga elétrica caiu na igreja do município. Considerou-se um milagre que o impacto da descarga elétrica não tenha se estendido para outros moradores.

Foi feita, então, uma promessa de queimar uma fogueira para São João Batista como forma de agradecimento pela proteção da cidade. Desde então, todas as queimas de fogueira só começam depois de uma bênção feita pelos párocos locais.

São João Del-Rei

São João Batista é também homenageado em outra cidade do interior do estado. Em São João Del-Rei, onde o santo é padroeiro da comunidade, as celebrações acontecem durante o mês de junho.

As solenidades de comemoração contam com missas, terços e orações, e procissões.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais