Ouvindo...

Polícia Civil investiga assassinato de preso que matou duas pessoas após eleição de Lula

Ruan Nilton da Luz, de 39 anos, foi morto nesta quarta-feira (10) após uma consulta psiquiátrica em Belo Horizonte

Polícia Civil investiga assassinato de preso que matou duas pessoas após eleição de Lula

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou, nesta quarta-feira (10), que investiga o assassinato do detento Ruan Nilton da Luz, de 39 anos, após uma consulta no Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) do Barreiro, em Belo Horizonte.

Ruan realizava acompanhamento psiquiátrico no local como uma das medidas cautelares da prisão. Ele é réu sob a acusação de ter assassinado duas pessoas após o resultado do segundo turno das eleições de 2022. Relembre o caso no fim da matéria.

Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), dois homens estavam em uma motocicleta do lado de fora do Cersam. Quando Ruan saiu do local para fumar, um deles desceu da moto e atirou contra ele.

A reportagem procurou a Prefeitura de Belo Horizonte e aguarda posicionamento.

Leia também

Relembre o caso

Ruan Nilton da Luz era acusado de matar Pedro Henrique Dias Soares, de 28 anos, e Luana Rafaela Oliveira Barcelos, de 12, no dia 30 de outubro de 2022, no bairro Nova Cintra, região Oeste de Belo Horizonte. Ao todo, cinco pessoas foram baleadas.

Testemunhas relatam que as vítimas estavam em uma garagem com várias pessoas comemorando o resultado da eleição, quando Ruan chegou e atirou aleatoriamente.

O suspeito foi preso em flagrante na época. Aos policiais, ele disse que passou o dia bebendo e, após a eleição de Lula, resolveu sair em “busca de traficantes” que, segundo ele, teriam o costume de ficar em um beco da região.

Ruan respondia ao processo em prisão domiciliar. Ele foi denunciado por homicídio e tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe.

No total, foram ouvidas sete testemunhas, incluindo as cinco vítimas de tentativa de homicídio, uma delas ferida no primeiro ataque junto com a enteada adolescente no bairro Nova Cintra.

As outras vítimas e testemunhas ouvidas estavam em reunidas em uma confraternização na garagem de uma casa a cerca de um 1 km do primeiro ataque, no bairro Salgado Filho.

Elas relataram que o atirador surgiu na porta da garagem com duas armas em punho e gritando “é Bolsonaro” e atirou.

Segundo o depoimento dessas vítimas, parte das pessoas presentes votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro, inclusive o dono da casa e outros convidados.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Cursou jornalismo no Unileste - Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012 se mudou para a Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.
Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.