Ouvindo...

Boa Noite Memorial: virada criativa do Memorial Vale acontece neste fim de semana

Evento terá 12 horas de programação e entre as atrações estão shows musicais, performances, intervenções, oficinas, teatro, jogos indígenas e mais

A programação começa no sábado e termina somente no dia seguinte

O Memorial Minas Gerais Vale traz mais uma edição da Virada Criativa, com cerca de 12 horas de programação. O evento começa neste sábado (27), a partir das 13h, e se encerra no domingo (28), às 2h.

Entre as atrações, o público encontra shows musicais de gêneros diferentes, performances, oficinas, teatro, jogos indígenas e mais, tudo isso buscando abarcar a diversidade que é característica do evento.

Leia também

Em todos os eventos da programação, a entrada é gratuita. Os interessados devem retirar os ingressos 30 minutos antes na recepção do Memorial Vale. A programação que acontece no interior do museu é sujeita a lotação.

Confira a programação completa:

13h30: Awê, demonstração modalidades de jogos com a Aldeia Katurãma

A apresentação Aw, do grupo Katurãma, vem para trazer uma experiência imersiva na cultura Pataxó e acontece na Praça da Liberdade. No início, o público participará de uma palestra sobre a história Pataxó Hã-Hã-Hãe, e depois, poderá assistir a apresentações de danças típicas e canto. Por fim, os presentes poderão manusear ferramentas indígenas e assistir a demonstrações de várias modalidades de jogos tradicionais.

13h30: Apresentação do Congado dos Arturos

A Comunidade dos Arturos, que mantem a tradição do Congado há mais de 135 anos, vem para trazer sua cultura expressiva e forte religiosidade por meio de um culto à Nossa Senhora do Rosário, na Praça da Liberdade. O grupo tradicional abre o Boa Noite Memorial 2024.

14h: “Ecológico Clown”: oficina de construção de brinquedos

Na sala de leitura do Memorial, o público poderá reciclar lixo para criar brinquedos novos com o artista Alexandre Marques. Por lá, ele ensina a transformar caixas de leite em um caminhão e um ônibus, por exemplo. A retirada de ingressos deve ser feita 30 minutos antes na recepção do Memorial Vale. Sujeito a lotação.

Das 15h às 18h: Estação do Tempo

A programação consiste em um ateliê aberto ao público para a criação de desenhos, colagens, esculturas, autorretratos e reflexões. A ideia é ajudar a compor e a construir coletivamente ideias para um novo Memorial Minas Gerais Vale. Este evento também é sujeito a lotação.

13h, 14h, 15h e 16h: Caçadores da Memória

As crianças terão a oportunidade de explorar todo o Memorial Vale em busca de vestígios para desvendar um mistério e resgatar memórias perdidas, com o uso de ferramentas especiais. A faixa etária desta atividade é de cinco anos ou mais, e inclui acompanhantes. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.

15h: Samba de Roda com Dé Lucas e convidados

Dé Lucas é cantor, compositor e instrumentista, e ainda traz convidados de renome como Dona Elisa, Ronaldo Coisa Nossa, Fran Januário, Nilze Carvalho e Marcos Sacramento, para uma roda de samba com clássicos do gênero e composições autorais. A apresentação acontece na lateral do Memorial Vale.

16h30: Show com Pé de Sonho

O grupo Pé de Sonho traz canções como Tiranossauro Rex, Sistema Solar Bicho de Bocão, Lá Vai Chapeuzinho, Que Bicho Será?, Rock da Barata e Borboleta Azul para transportar a plateia para um mundo mágico e muito animado. O show acontece na Praça da Liberdade.

16h30: Espetáculo O Que Fica de Nós Mesmos

A apresentação conta as desventuras vividas por Nata, uma menina que depois de perder os pais decide romper todo e qualquer vínculo. Ela abandona Totó, seu cachorro, e se separar dele para depois tentar reencontrá-lo faz parte do rito de passagem de amadurecimento de uma menina, que aprende a enfrentar as dificuldades da vida.

A apresentação acontece no auditório, e a retirada de ingresso deve ser feita 30 minutos antes na recepção do Memorial Vale. Evento sujeito a lotação.

17h30: Belina Orkestar

A apresentação remonta à cultura balkan suas fanfarras e canções tradicionais romanis. A Belina Orkestar caminha pelas ruas de Belo Horizonte trazendo um pouco do som do leste europeu com músicas fortes, festivas e sua melodia que consegue juntar no mesmo acorde alegria e dor, luta e celebração.

18h: Show Koan com Raquuel

O Show Koan, na Praça da Liberdade, traz a força ancestral do tambor e a tecnologia de sintetizadores e pedais, reunindo o repertório dos três álbuns autorais da Raquuel e ainda releituras de clássicos da música brasileira.

19h: Leitura Dramática A Carniceira, com Rejane Faria e Bárbara Colen

As atrizes Rejane Faria e Bárbara Colen fazem a Leitura Dramática do texto A Carniceira, de Assis Benevenuto, que aborda os limites do desejo pela sobrevivência humana. A trama trata de duas mulheres disfarçadas de si mesmas que se encontram em um quarto de hotel para assinar um contrato que vai mudar o rumo de suas vidas.

A história de autodescoberta será contada no auditório do Memorial Vale, com direção de ítalo Laureano. O evento também é sujeito a lotação e os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes na recepção do museu.

19h: Beco da Fama Ball Show

Nascida e criada no Aglomerado da Serra, em BH, a Kiki House Of DuBeco é um dos maiores pontos de referência para estética, performance, acolhimento e moda periférica. O Beco da Fama se propõe a ser um espaço de reconhecimento da excelência de pessoas históricas da ballroom. O evento acontece na lateral do Memorial Vale.

19h: Show Totô de Babalong – Turnê Pescoço Salgado

A turnê Pescoço Salgado é uma explosão de ritmo e sensualidade, trazendo aos palcos as canções vibrantes do mais recente álbum de Totô de Babalong. Com performances incendiárias, o cantor convida o público a uma jornada tropical, repleta de energia e paixão. A apresentação, que acontece no auditório, é sujeita a lotação, e os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes na recepção do Memorial Vale.

20h: Festa Desculpe o Auê

Desculpe o Auê é uma festa com a personalidade da musa Rita Lee, o gingado do Djonga e o eco emocional da Alcione. Os gêneros das músicas percorrem o pop, samba, rap, pagode, brega, eletro e mais, focando sempre em exaltar a brasilidade.

A festa acontece na sala de leitura, e a retirada de ingressos deve ser feita 30 minutos antes na recepção do Memorial Vale. Sujeito a lotação.

20h30: Show Majur

Inspirada na cultura ballroom, Majur passeia pela pluralidade de sons com regionalidade, rock, blues, hip hop, dance music, entre outras misturas ao lado de seus bailarinos e banda. O show acontece na Praça da Liberdade, e transmite uma mensagem de afirmação, como quem diz: “Arrisque-se!”.

Das 22h e à 0h (duas sessões): Leitura de um Possível Romance, com Dudude

“Há um tempo um romance nasce em minha pessoa, escrevo, ele não tem ainda o desejo do FIM, da última página, ainda também não tem forma de livro, sabe que esse dia vai chegar, mas não se apresse, sabe também que precisa deixar o tempo decidir. Eles, o romance e o tempo, caminham juntos e aguardam a decisão tomar intento”, esclarece Dudude.

Retirada de ingresso 30 minutos antes na recepção do Memorial Vale. A apresentação acontece na Casa da ópera, e é sujeita a lotação.

22h: Show Pejota

Pejota é dono do hit Sofá, Breja e Netflix, cantado por ele e pela rapper mineira Mac Júlia, que também vai marcar presença. O show acontece no auditório e é sujeito a lotação, com retirada de ingresso 30 minutos antes na recepção do Memorial Vale.

23h: Show Cura com Jonathan Ferr

O show Cura é uma performance de piano solo, onde o artista apresenta as músicas de seu álbum de mesmo nome, que entrou em várias listas de melhores trabalhos do gênero. Jonathan Ferr já foi até chamado de “Garoto estandarte do jazz” pelo jornal El País, com sua música medicina, que vem para curar.

A apresentação acontece no jardim do Memorial e também requer a retirada de ingressos, que deve ser feita na recepção do museu. Sujeito a lotação.

0h30: Show Musical Tenoderângua – DJ Scott Hill

O show Tenonderãngua apresenta uma fusão de música tradicional indígena com elementos da música contemporânea. A atração vai acontecer em diversos horários ao longo do Boa Noite Memorial, mas à 0h30 acontece uma edição especial no auditório do Memorial Vale.

O restante da programação, que acontece durante o Boa Noite Memorial, estão no site do Memorial Vale. Por lá, o público encontra performance de circo, mostras de dança, apresentações de djs e exposições.

*Sob supervisão de Felippe Drummond


Participe dos canais da Itatiaia:

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.