Ouvindo...

Cemig calcula ‘energia gerada por foliões’ no Carnaval de BH; veja resultado

Caso pudesse ser canalizada para a rede elétrica, a energia poderia abastecer 10 mil casas em um mês

Cemig calcula ‘energia gerada por foliões’ no Carnaval de BH

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) calculou a energia gerada pelos foliões durante o Carnaval de Belo Horizonte: cerca de 1,4 milhão de KWh.

Segundo a companhia, essa quantidade de energia é suficiente para abastecer, caso pudesse ser canalizada para a rede elétrica, quase 10 mil casas por um mês, carregar um celular por 9 milhões de vezes ou ligar 1 mil televisões por 6 mil horas.

Com o apoio do Governo de Minas, foi instalado um “Energizômetro” no cruzamento das Avenidas Amazonas e Afonso Pena, no Centro de BH.

Foi registrado e computado o movimento e a vibração da multidão durante os desfiles no local e feita uma estimativa com base na projeção de blocos e públicos pelas ruas da cidade. Foram incluídos nos cálculos dados coletados por leituristas que mediram os decibéis dos coros nos cortejos.

Leia também

Carnaval 2025 em Minas

O governo de Minas Gerais informou nessa quinta-feira (6) que cerca de 13,2 milhões de pessoas aproveitaram os quatro dias de Carnaval em todo o estado. Desses, seis milhões foram em Belo Horizonte.

A estimativa é que a festa tenha movimentado R$ 5,3 bilhões na economia mineira. A média de ocupação nos hotéis da capital chegou a 90,2% no último domingo (2).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.