Ouvindo...

Carnaval em Minas atrai 13 milhões de foliões e movimenta R$ 5,3 bilhões

O governo de Minas estima que mais de 440 municípios participaram ativamente do Carnaval neste ano, movimentando o setor do turismo e gerando serviços

A estimativa é que seis milhões de foliões circularam por BH durante o período carnavalesco

Cerca 13,2 milhões de foliões aproveitaram os quatro dias de Carnaval em Minas Gerais, sendo seis milhões apenas em Belo Horizonte.

No total, foram 1,2 milhão a mais do que no último ano, quando foram 12 milhões de foliões. Os números são do balanço feito governo estadual, divulgado nesta quinta-feira (6).

É estimado também que a festa movimentou R$ 5,3 bilhões na economia mineira, especialmente nos setores de turismo, hotelaria, gastronomia, transporte e serviços.

A média de ocupação nos hotéis de Belo Horizonte, por exemplo, chegou a 90,2% no último domingo (2).

Movimento na rodoviária

Entre a última quinta-feira (27) e terça-feira (4), a Rodoviária de BH registrou um movimento de 148.256 passageiros, chegando ou saindo da capital mineira, um aumento de 7,6% em relação a 2024.

RMBH

Na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foram 579.960 passageiros circulando entre a capital e os municípios vizinhos, sendo sábado (1⁠º) o dia de maior movimento nos ônibus metropolitanos, com 195.690 usuários do transporte público.

No ano passado, nos quatro dias de Carnaval, o número foi maior, com cerca de 678.625 passageiros embarcando e desembarcando na Grande BH.

Leia também

Na avaliação do governador Romeu Zema (Novo), a organização e planejamento foram cruciais para garantir o sucesso do Carnaval no estado. “Quando você quer fazer com que uma coisa dê certo, precisa atuar em todas as frentes e muitas vezes se um ponto falha, o resto fica comprometido”, detalhou em coletiva de imprensa.

Ele ainda classificou o resultado como “satisfatório” e disse esperar que os números sejam ainda melhores em 2026.

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.