O estado de Minas Gerais espera receber cerca de 12,1 milhões de foliões durante o Carnaval de 2024, sendo 6,6 milhões no interior e 5,5 milhões em Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a expectativa é que a festividade movimente R$1,8 bilhão no total.
Além da movimentação bilionária, são esperados 50 mil empregos gerados, um aumento de 20% em relação a 2023.
Para quem não gosta da folia nas ruas, uma outra opção é o “Carnaval da Tranquilidade”, com destinos turísticos que fogem da festa. Parques, cachoeiras, grutas, cavernas, museus, mirantes, igrejas e capelas estão espalhadas por várias cidades de todo o estado.
“Nós queremos que o Carnaval de Minas seja diferente de tudo o que existe no Brasil. Nós vamos ter todas as opções, pra quem quiser sambar, descansar, fazer turismo cultural, ver a familia, estar em contato coma natureza, e por aí vai. Nós temos condições de atender todas as opções e vamos provar isso em 2024", disse o Governador Romeu Zema, durante coletiva de imprensa.
Mais segurança
Todo o efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais estará nas ruas durante o Carnaval de 2024. Cerca de 36 mil militares estarão nas ruas para garantir a segurança dos foliões, sendo 500 deles apenas em Belo Horizonte.
As cidades com previsão de maior público, como Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e São João del-Rei, por exemplo, terão mais policiais nas ruas, assim como BH. Além da PM, o efetivo da Polícia Civil também será ampliado durante as festividades.
Além do efetivo maior, a polícia contará com a tecnologia para ajudar na proteção dos foliões. Drones com câmeras de alta potência e Plataformas de Observação Elevada (POE) com câmeras que filmam 360° serão utilizadas durante a festa.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.