Carnaval de BH atinge recordes históricos durante folia de 2026

Prefeitura realizou balanço de ações relacionadas à festa na capital mineira

Carnaval de BH terminou no último domingo (18)

O Carnaval de Belo Horizonte chegou oficialmente ao fim e apresentou números recordes durante a folia de 2026, com destaque para o alto nível de segurança, expressiva movimentação econômica, alta taxa de ocupação hoteleira e investimentos ampliados em diversos setores.

Segundo o prefeito de BH, Álvaro Damião (União), foram mais de 6,6 milhões de foliões durante os dias oficiais de festa, acima da expectativa de seis milhões estimada pela Prefeitura anteriormente.

“Um dos principais [destaques] é o número zero que a gente registrou em número de ocorrências em feminicídio, importunação sexual contra as mulheres. É mostrar claramente que o nosso carnaval é o mais seguro e o mais bem preparado e estruturado carnaval de rua do Brasil”, pontuou. O número faz menção aos casos atendidos pela Guarda Civil Municipal.

Os Postos Médicos Avançados da PBH realizaram 288 atendimentos durante o período, sem registros de casos de maior complexidade. Na campanha de fiscalização, foram mais de 12 mil ações com foco em orientação, ordenamento urbano e regulação das atividades festivas

A partir de pesquisa realizada pela Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), foi possível avaliar a qualidade da festa na capital mineira e obteve-se a nota de recomendação 9,3 por meio das respostas.

Do total de foliões, 76,3% são moradores e 23,7% visitantes, percentual superior ao registrado em 2025, que teve 18% de turistas.

Sobre os investimentos externos realizados na festa, Damião disse que “os blocos daqui têm investimento dessas grandes marcas”. “Mas eu peço a essas grandes marcas que invistam mais também nos blocos de Belo Horizonte, nos grandes e megablocos de Belo Horizonte, porque Belo Horizonte tem megabloco também”, completou como pedido.

Em 2027, as celebrações de Carnaval estão agendadas para ocorrer entre os dias 23 de janeiro e 14 de fevereiro. Após a consolidação dos dados, reuniões com escolas de samba e blocos caricatos devem ser marcadas para aperfeiçoamento dos editais que envolvem as agremiações.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...